Tenho ansiedade e depressão e síndrome do intestino irritável, sinto muita dor abdominal e estômago

4 respostas
Tenho ansiedade e depressão e síndrome do intestino irritável, sinto muita dor abdominal e estômago e diarreia e estou emagrecendo, ansiedade pode causar emagrecimento?
Olá, isso pode ser uma consequência. Por estar mais ansiosa, acaba comendo menos. O estresse também é um fator de piora para a síndrome do intestino irritável.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A síndrome do intestino irritável está muito associada a quadros ansiosos e depressivos. As dificuldades de digestão e absorção causadas pelo intestino irritável podem levar a diarreias crônicas, que podem sim levar a perda de peso. O tratamento é multidisciplinar com psiquiatria, psicologia e gastroenterologia. Espero ter ajudado. Se precisar de uma avaliação, estou à disposição.
Olá. A ansiedade pode gerar emagrecimento por diversos caminhos: o estado ansioso pode levar à diminuição do apetite, além de sintomas gastrointestinais como náuseas e diarreia que atrapalham a absorção correta dos nutrientes. Pacientes ansiosos também estão comumente em um estado de hipervigilância devido ao maior tônus adrenérgico, o que significa que seu sistema nervoso responsável pelas respostas de "perigo" estão mais ativados, levando a maior trabalho do coração, músculos e pulmão, aumentando o gasto energético. A longo prazo, isso pode levar a prejuízos, motivo pelo qual o manejo correto da ansiedade é tão importante.
Sim, a ansiedade pode, de fato, contribuir para o emagrecimento em algumas pessoas, principalmente quando há sintomas físicos relacionados, como dor abdominal, diarreia e outras manifestações gastrointestinais. Isso ocorre porque a ansiedade afeta o sistema nervoso, incluindo o sistema gastrointestinal, e pode interferir no funcionamento normal do intestino, além de alterar o apetite e o comportamento alimentar.
Como você tem ansiedade, depressão e síndrome do intestino irritável, é importante conversar com seu médico ou psiquiatra sobre os sintomas de emagrecimento, dor abdominal e diarreia. Eles podem ajudar a ajustar seu tratamento para lidar melhor com a ansiedade e a depressão, além de avaliar se há necessidade de ajustes no tratamento para a síndrome do intestino irritável.

Especialistas

Fernanda Tolomei

Fernanda Tolomei

Psicólogo

Rio de Janeiro

Yara Castaldini

Yara Castaldini

Psicólogo

Jardinópolis

Larissa Fernandes

Larissa Fernandes

Psicólogo

Volta Redonda

Fernando  Bomtempo

Fernando Bomtempo

Psicanalista

Goiânia

Déborah Santos

Déborah Santos

Psicólogo

Rio de Janeiro

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1059 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.