Tenho ansiedade e as vezes o coração da um solavanco como se tivesse errado a batida, fico com a sen

3 respostas
Tenho ansiedade e as vezes o coração da um solavanco como se tivesse errado a batida, fico com a sensação de elevador no peito. A ansiedade faz isso?
Sim, a ansiedade pode causar essa sensação. Quando estamos ansiosos, o corpo libera hormônios como a adrenalina, que pode acelerar os batimentos cardíacos e causar palpitações, solavancos ou sensação de “batida errada” no coração. Essa sensação de “elevador no peito” pode ser resultado de uma resposta exagerada ao estresse.

Esses sintomas são comuns na ansiedade, mas é sempre bom descartar problemas cardíacos com um médico para garantir que tudo esteja bem.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, a ansiedade pode sim causar esse sintoma físico, porém, você deve passar por uma avaliação de um médico psiquiatra para ver se realmente se trata disso, e, também é importante uma avaliação clínica cardiológica para descartar quaisquer problemas cardiológicos. Busque seu médico.
Sim, a ansiedade pode causar uma série de sintomas físicos, incluindo aqueles que você descreveu. Sensações como "solavancos" no coração ou a sensação de "elevador no peito" podem ser atribuídas a palpitações cardíacas, que são comuns em situações de ansiedade. Aqui estão algumas razões pelas quais isso pode acontecer:

Resposta ao Estresse: Quando você está ansioso, seu corpo ativa a resposta de "luta ou fuga", liberando adrenalina. Isso pode aumentar a frequência cardíaca e causar batimentos cardíacos irregulares ou mais fortes.


Hiperventilação: Ansiedade pode levar à hiperventilação, que altera os níveis de dióxido de carbono no sangue e pode resultar em sensações de tontura ou palpitações.


Sensibilidade Aumentada: Pessoas com ansiedade frequentemente são mais sensíveis às sensações corporais, percebendo mais intensamente alterações que outras pessoas poderiam ignorar.


Ciclo de Ansiedade: Sentir palpitações pode aumentar a ansiedade, criando um ciclo onde a preocupação com os sintomas físicos intensifica ainda mais a resposta ansiosa.

Se essas sensações forem frequentes ou preocupantes, é importante discutir isso com um médico. Embora a ansiedade seja uma causa comum, é sempre bom descartar outras condições médicas que possam estar contribuindo para os sintomas. Além disso, um profissional de saúde pode ajudar a desenvolver estratégias para gerenciar a ansiedade e seus efeitos físicos.

Especialistas

Stefani Azevedo

Stefani Azevedo

Psicólogo

Maringá

Jonas Peronio do Nascimento

Jonas Peronio do Nascimento

Psicólogo

Santa Maria

Isadora Venturim Silva

Isadora Venturim Silva

Psicólogo

Vila Velha

Rute Pereira

Rute Pereira

Psicólogo

Barra Mansa

Brunna Canes

Brunna Canes

Psicólogo

Rio de Janeiro

Diane G. N. Tavares

Diane G. N. Tavares

Psicólogo

São José dos Campos

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1043 perguntas sobre Ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.