Tenho adenoma nas duas suprarenais. Agora que estou na menopausa o meu coração está sempre com taquicardia.

3 respostas
Tenho adenoma nas duas suprarenais. Agora que estou na menopausa o meu coração está sempre com taquicardia. Já fiz todos os exames ao coração. e está tudo bem. Agora vou fazer nova tac abdominal e análise urina 24 h e também exames ao sangue. É possivel esta taquicardia ser provocada pelos adenomas?
Sim. Esse adenoma pode ser produtor de hormônio gerando taquicardia, às vezes pressão alta. O nome da doença é feocromocitoma. Antes de pensar em cirurgia, deve oassar por uma análise hormonal.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, apenas se os adenomas forem produtores de determinados hormônios. É necessária avaliação clínica e laboratorial Endocrinologica para definição de tal condição bem como escolha da melhor conduta terapêutica.
A maioria dos adenomas adrenais são descobertos em exames de imagem do abdome realizados para investigar sintomas relacionados ao sistema digestivo e por isso são chamados incidentalomas.

Diante da descoberta de adenoma adrenal, mesmo sem sintomas, é necessário avaliar características que sugerem benignidade ou não da lesão e investigar se o adenoma produz quantidade excessiva dos hormônios cortisol, catecolaminas, metanefrinas e aldosterona. Estas avaliações são realizadas em amostra de exame de sangue e em exame de urina de 24 horas.

O excesso de produção dos hormônios catecolaminas livres e metanefrinas podem causar episódios de taquicardia. Entretanto, a menopausa também pode causar fogachos e aumento da frequência cardíaca por causa da deficiência do hormônio estrogênio marcante nesta fase da vida da mulher. Portanto, não necessariamente o adenoma adrenal é o responsável por suas queixas, os exames serão fundamentais para maiores esclarecimentos.

Especialistas

Marina Müller

Marina Müller

Endocrinologista pediátrico, Pediatra, Médico clínico geral

Teresina

Fernanda Torre

Fernanda Torre

Cirurgião geral

Rio de Janeiro

Phillipe Abreu

Phillipe Abreu

Cirurgião oncológico, Cirurgião geral

São Paulo

Amanda de Oliveira Ortigoza

Amanda de Oliveira Ortigoza

Endocrinologista, Médico clínico geral

São Caetano do Sul

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 141 perguntas sobre Adenomas Adrenal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.