Tenho acne, ja fiz tratamento com antibiotico (tetraciclina) 2 vezes, ambos com duração de 3 meses,

3 respostas
Tenho acne, ja fiz tratamento com antibiotico (tetraciclina) 2 vezes, ambos com duração de 3 meses, tomando 2 por dia.Fui na dermatologista e ela me receitou Vitacid acne.
Ja que essa pomada possui antibiotico, visto que, ja fiz o tratamento via oral 2 vezes, quais as chances da pomada ser efetiva ?
O tratamento da acne pode ser realizado com antibióticos tópicos (aplicados na pele) ou por via oral. O Propionibacterium acnes (bactéria) pode ser sensível aos dois tratamentos. O fato do tratamento oral ter sido realizado com uma tetraciclina não quer dizer que o tratamento tópico com Vitacid acne será inefetivo. Geralmente, para evitarmos resistência bacteriana recomendamos o mesmo antibiótico, caso este tenha sido efetivo em tratamentos anteriores e evitamos associações desnecessárias do antibiótico oral e tópico simultaneamente. Cada caso deve ser avaliado individualmente pelo dermatologista assistente que levará em consideração o histórico do paciente, a gravidade da acne e os tratamentos anteriores já instituídos.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ola tudo bem? O tratamento da acne é realizado de diversas maneiras! Podemos usar retinoides topicos aliados aos antibioticos, que é exatamente a proposto do medicamento que citou. Em geral, todos esses tratamentos proporcionam melhora dos sintomas, que podem voltar a aparecer apos descontinuarmos o uso. Essa é uma opcao, uma vez que a acne pode, depois de um tempo variavel para cada individuo, deixar de aparecer. Ha tratamentos que parecem ser mais efetivos e “curam” a acne, ou seja: q chance de ela aparecer de novo, depois de interrompermos o medicamento, é mto mais baixa! Tao baixa, que durante um tempo, o retratamento era custeado pela empresa que o comercializava. Oriento vc a passar em consulta e discutir isso tudo c o medico! Consulte um dermatologista.
Olá! No tratamento da acne o uso de antibióticos é comum, para tomar e/ou para passar e os resultados costumam ser bons. Agora não há como prever exatamente qual será a sua resposta... com certeza se seu médico achar que não houve boa resposta ao tratamento, discutirá com vc outras opções. É importante lembrar que o tratamento não é a curto prazo então temos que ter paciência. Siga corretamente as instruções de seu médico dermatologista e se ainda tiver dúvidas converse sobre elas. Boa sorte.

Especialistas

Marina Baeta Neves

Marina Baeta Neves

Dermatologista

Rio de Janeiro

Letícia Caveagna Lealdini

Letícia Caveagna Lealdini

Dermatologista

São Paulo

Sueny S. Barbosa

Sueny S. Barbosa

Especialista em biomedicina

Rio de Janeiro

Letícia Sobral Terceiro

Letícia Sobral Terceiro

Especialista em medicina estética

Fortaleza

Maiara Onetta

Maiara Onetta

Dermatologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1359 perguntas sobre Acne
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.