Tenho a síncope neurocardiogenica e ultimamente a minha pressão é sempre baixa, não chego a desmaiar

3 respostas
Tenho a síncope neurocardiogenica e ultimamente a minha pressão é sempre baixa, não chego a desmaiar pq sento ou deito, mas a sensação de mal estar está me incomodando? Essa síncope não tem cura?
Prezada(o), é um tanto difícil se falar em cura dentro de problemas cardiovasculares. E, como profissionais temos de ser cautelosos ao estabelecer um diagnóstico sofisticado como esse, e apenas estigmatizar uma pessoa, sem fornecer alternativas.
Em graus mais leves (síncopes raras ou muito pouco frequentes). O quadro vai se assemelhar ao de um indivíduo normalmente com a pressão arterial baixa e, de acordo com e estado de hidratação e jejum prolongado, vai se sentir fraco, sonolento, se levantar de repente fica tonto. O tratamento seria o mesmo: hidratação vigorosa, evitar períodos longos de jejum, consumir o sódio presente nos alimentos. Isso seria o básico.
Em casos onde o indivíduo tem mais síncopes, realizou o "tilt-test" com Cardiologista especializado nisso, o tratamento pode envolver medicamentos, até certo ponto, e até condutas mais invasivas, sempre buscando evitar complicações, às vezes graves, e preservar a auto-confiança e qualidade de vida do indivíduo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, a síncope neurocardiogênica ou vasovagal tem como principal tratamento manter-se bem hidratado, realizar atividade física freqüente, exercícios de reabilitação para desensibilização, realizar mudanças posturais com cautela e sem fazer movimentos bruscos e evitar longos períodos de jejum. Há medicamentos que, em casos graves, podem ser utilizados, mas não é a prática mais comum. Lembrar que o período atual de verão, ficar em ambientes abafados e com muitas pessoas, tomar banhos quentes são fatores que podem desencadear os sintomas. Então, nesse período do ano deve-se intensificar as medidas preventivas citadas para evitar o desencadeamento das crises de hipotensão e vasovagais. Um abraço e se cuide!
Infelizmente pacientes portadores de síncope vasovagal apresentam uma disautonomia, ou seja, um desequilíbrio entre os sistemas simpático e parassimpático, que regulam o tônus vascular. De tal maneira que não tem cura e necessitam evitar os fatores que desencadeiam os desmaios. A hidratação principalmente no período com temperaturas mais elevadas é imprescindível. Evitar permanecer por muito tempo em lugares quentes e na posição ortostática.

Especialistas

José N. Alencar

José N. Alencar

Cardiologista

São Paulo

Daniel Pereira da Silva Cavalieri

Daniel Pereira da Silva Cavalieri

Cardiologista, Médico clínico geral

Mogi das Cruzes

Luis Filipe Trocado

Luis Filipe Trocado

Cardiologista, Médico clínico geral

Rio de Janeiro

Bernardo de Lima Siqueira

Bernardo de Lima Siqueira

Cardiologista

Natal

Leonardo Celeste Mangili

Leonardo Celeste Mangili

Cardiologista

Maringá

Renata Pereira Mauro

Renata Pereira Mauro

Cardiologista

Vinhedo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 85 perguntas sobre Síncope Vasovagal
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.