Tenho a mutacao c677t em heterozigoto e cardiolipina positiva 24, dificuldade para engravidar e ja t

1 respostas
Tenho a mutacao c677t em heterozigoto e cardiolipina positiva 24, dificuldade para engravidar e ja tive aborto retido! Esse histórico fecha diagnóstico de saf?
A SAAF (Síndrome do Anticorpo Antifosfolípide) é uma trombofilia adquirida que depende de critérios para o diagnóstico - pelo menos um critério clínico e um laboratorial - a saber: a) critérios clínicos: tromboses venosas ou arteriais; complicação gestacional (um ou mais abortamentos > 10 semanas); um ou mais partos prematuros por eclâmpsia, pré-eclâmpsia ou insuficiência placentária); três ou mais abortamentos com < 10 semanas; b) critérios laboratoriais: anticoagulante lúpico em dois testes realizados com intervalo mínimo de 12 semanas; níveis elevados de IgG ou IgM contra Cardiolipina ou anti beta 2 glicoproteína 1.
Com os dados fornecidos, não dá para confirmar que você tenha SAAF ou não.
Já a heterozigosidade para a mutação C677T do gene da MTHFR (metileno tetra hidro folato redutase) pertence ao grupo das trombofilias congênitas. Um estudo brasileiro de 2005, onde foram estudadas 88 gestantes, observou uma frequência aumentada de abortamentos recorrentes em pacientes com heterozigosidade para C677T e anticorpos anticardiolipina (1). Entretanto, a Associação Americana de Obstetrícia e Ginecologia (ACOG) publicou, em 2018, uma série de recomendações a respeito de Trombofilias em gestantes e, dentre elas, há a recomendação de NÃO realizar pesquisa da mutação da MTHFR, pois não foi observada associação entre a presença desses polimorfismos e o desenvolvimento de tromboses ou desfechos adversos na gestação (2).
De qualquer forma, a decisão a ser tomada no seu caso depende da avaliação do seu hematologista e do seu obstetra, em conjunto com a sua própria opinião.
Espero ter sido útil!

referências:
1. Couto et al. Association of anticardiolipin antibody and C677T in methylenetetrahydrofolate reductase mutation in women with recurrent spontaneous abortions: a new path to thrombophilia? Sao Paulo Med. J. vol.123 no.1 São Paulo Jan. 2005;

2. Committee on Practice Bulletins–Obstetrics. ACOG Practice Bulletin: Inherited Thrombophilias in Pregnancy. Obstetrics & Gynecology: July 2018 - Volume 132 - Issue 1.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?

Especialistas

Lucas Kraeski Krum

Lucas Kraeski Krum

Hematologista, Especialista em clínica médica

Ponta Grossa

Amanda Bishop Perseguim

Amanda Bishop Perseguim

Cirurgião vascular

Bauru

Leonardo Fernandes Soares

Leonardo Fernandes Soares

Cirurgião vascular

Vila Velha

Renan de Souza Melo

Renan de Souza Melo

Hematologista

São José do Rio Preto

Rafael Martins

Rafael Martins

Hematologista

São Paulo

Regiane Sales

Regiane Sales

Hematologista

Imperatriz

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 292 perguntas sobre Trombofilia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.