Tenho a crença de que não sou bonito e atraente. Como faço pra me livrar disso?

16 respostas
Tenho a crença de que não sou bonito e atraente. Como faço pra me livrar disso?
Olá, bom dia. Seria legal buscar a psicoterapia para trabalhar sua autoestima, sentir-se seguro de si mesmo e de suas qualidades através de autoanálise. O psicólogo irá te guiar para que juntos possam entender o que lhe fez chegar até aqui sentindo-se desta forma, sem nada positivo em relação a si mesmo. Entender de onde vem essa percepção negativa (passado), trabalhar as razões do que lhe faz se sentir dessa forma (presente) lhe ajudará a se conhecer a fundo, saber de suas qualidades e potencialidades (futuro).

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, bom dia! As crenças são aprendidas, não nascemos com elas. Sendo assim, podem ser desconstruídas e ressignificadas. No processo terapêutico serão vistos inúmeros aspectos que compõem suas crenças, como surgiram, de que forma emergiram, em quais momentos aparecem, quais seus ganhos (sim, existem ganhos!) ao se posicionar assim, e de que forma te prejudicam. Essa é uma questão muito complexa para ser discutida em poucas linhas, e o trabalho para mudá-las requer mexer em áreas nem sempre agradáveis. Um abraço!
Olá! Sentir-se seguro de si e ter uma autoimagem boa vai além de apenas forma física. A Psicoterapia pode contribuir muito para uma percepção de si e do mundo melhor. A partir do autoconhecimento é possível desenvolver melhor a sua autoestima e se sentir mais preparado para os desafios que estão se apresentando em seu dia a dia.
Olá! Muitas crenças não conseguimos trabalhar sozinhos, precisamos de ajuda de um profissional. Por isso, sugiro que procure um psicólogo para que ajude e ensine as técnicas adequadas para trabalhar com os pensamentos distorcidos.
Olá. Parecem ser sinais de baixa autoestima. Você pode buscar um psicólogo para trabalhar essas questões de autoimagem e autovalor.
Olá! Como você bem disse, é uma crença sua. Não necessariamente é a crença dos outros a sua volta. Podemos assumir que o nosso corpo nunca é e nunca será perfeito e, dentro da medida do possível, buscamos cuidar bem da nossa saúde física. Reflita que, apesar das aparências, não é isto que define ou resume um ser humano! Onde estão suas virtudes, suas qualidades, sua personalidade? Busque se conhecer melhor e encontrará felicidade em si mesmo, independente do corpo físico e das aparências. Se precisar de ajuda neste processo de autoconhecimento, estou à disposição para ajudá-lo. Abraço
Um tratamento psicologico iria te ajudar muito a lidar com isso. Voce irá aprender a enxergar nao sua parte física, mas todo o seu ser.. entender de onde tudo isso comecou.. ressignificar fatos ou essas crenças tb seria muito importante e significativo, para que voce olhe de forma diferente para vc.
Olá.. quando falamos de sentimentos, pensamentos, emoções, não estamos falando de coisas que possam ser exatamente eliminadas (livrar-se), mas descobertas e elaboradas para então transformar sua visão de si mesmo. Digo isso porque na sua fala parece haver uma pressa para que isso se resolva, enquanto a psicoterapia é um processo onde o tempo e o cuidado são fundamentais. É importante que você possa investigar melhor quais são estas visões de mundo que sustentam essa experiência de ver-se como alguém não bonito e atraente. Pensar em como você se relaciona com você mesmo e com o mundo...
Recomendo que busque atendimento psicológico para que possa cuidar do que te causa tanto incômodo/sofrimento.
Olá, faça terapia, isso vai te ajudar em seu autoconhecimento. Abçs!
Olá, boa tarde. É importante que você busque uma psicoterapia para trabalhar e melhorar a sua autoestima. Autoestima é uma experiência íntima de autoconceito que a pessoa tem de si mesma. Sendo, também, o valor que ela se dá. A formação do auto-conceito, tanto positivo como negativo, é um processo complexo e dinâmico. A existência da baixa auto estima se dá em razão da pessoa não ser aceita da forma que ela é, seja por ela mesma ou para pessoas significativas para ela. (A formação desse conceito tem uma tendência maior em se formar numa infância marcada por desqualificações, abusos ou abandonos.)
Essa não aceitação de si mesmo, faz com que a pessoa não reconheça seu devido valor, se torna uma pessoa insegura, e no decorrer de sua vida isso pode limitar as possibilidades de realização pessoal em alguns campos de atuação. As pessoas com baixa auto estima costumam colocar a opinião dos outros acima da sua. Por exemplo, ´´Maria faz de tudo para agradar os amigos, quando eles agradecem e a elogiam, ela se sente ótima. Porém, se ela não recebe elogios ou não agradou, vem um sentimento muito ruim, como se ela não vale se nada, desqualificando todo o esforço de suas ações.´´
E você? Você já colocou todo o seu valor nas mãos de alguém? Ou de alguma situação em que se resultou bem e em aprovação você se achou o máximo, senão você se diminuiu e se menosprezou? Se você se considera uma pessoa com baixa autoestima e isso tem afetado sua vida negativamente, procure uma ajuda terapêutica, para que você possa desenvolver um auto conceito positivo, uma auto valorização e uma auto admiração de suas características, seus potenciais e suas conquistas.
Oi! Você está falando de uma crença que tem a ver com a forma que você se enxerga, como você se avalia e se calcula, ou seja, com sua autoestima. Para começar um processo que talvez o livre desta crença (que parece te incomodar, uma vez que quer se livrar dela), você pode partir do princípio de que você não necessariamente precisa acreditar em tudo o que você pensa ou sente. A partir daí investigar, de preferência com a orientação de um bom profissional psicólogo (alguém treinado para dar um suporte diante de tudo que será mobilizado em você, no processo), sobre como você se implica (ou não) no fenômeno desta crença. Você poderia começar, por exemplo, perguntando-se: "o que me faz acreditar que não sou bonito e atraente?", e tentar escutar que tipo de resposta aparece. Cada resposta pode abrir um caminho para novas perguntas, e assim, talvez, você consiga flexibilizar a crença, dar outro significado a ela, contar a si mesmo outras histórias sobre este incômodo.
Seja bem-vindo! Sua crença pode ser trabalhada de diversas formas e com diversos recursos na terapia. Como já falaram acima, assim como aprendemos, podemos desconstruí-las e ressignificá-las. Um modo importante é através da sua autoestima, flexibilizando o que você pensa sobre si, sobre a sua imagem, suas capacidades e aumentando seu autorreforço (o quanto você se presenteia e se autoelogia). Deixo de presente uma reflexão... Seja gentil com você mesmo... e será capaz de ver com mais amor a si, o mundo e os outros!
Te convidamos para uma consulta: Consulta psicologia - R$ 200
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá! Como você identificou essa crença como um problema e não consegue modificá-la sozinho, seria aconselhável buscar um psicólogo, que lhe auxiliará nessa questão.
Olá! talvez a questão não seja "se livrar disso", mas sim, ter ferramentas e repertórios novos para conseguir "lidar com isso" de uma forma mais funcional e adaptativa. É exatamente disso que o processo terapeutico trata: Dar novos contornos àquilo que entendemos enquanto sintoma, a fim de conseguirmos construir uma relação mais funcional e harmoniosa conosco e com os outros.
Olá! A nossa percepção de si é construída ao longo da nossa história de vida, a partir das nossas relações interpessoais. Podemos passar a nós enxergar, conforme acreditamos que os outros nos vêem e isso pode pode limita a nossa percepção de si, além de está distorcida com a realidade. O mais recomendável é iniciar o processo de psicoterapia, pois assim é possível questionar e desconstruir essa crença sobre si e desenvolver maneiras para lidar com as consequências dessa crença em sua vida. Espero ter ajudado! Estou à disposição para ajudá-lo! Abraço :)
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 100
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.
Olá.
Sinto muito por você se sentir assim. Isso deve atrapalhar muitos aspectos da sua vida.
Ter crenças como as significam falta de reforço (incentivo, valorização) em aspectos favoráveis que você tem. Na terapia, você vai aprender a identificar esses aspectos que talvez não tenham sido ensinados a você ao longo da vida. Veja, a diferença entre uma pessoa com autoestima alta e uma com baixa autoestima é o que essa pessoa entende sobre si mesma, o quanto essa pessoa sabe sobre si mesma. Então, durante a terapia, você vai aprender sobre você, vai conhecer o que você tem de interessante, atraente, bonito e digno de ser amável.
"Ah, não tenho nenhuma dessas características", você me responde. Nesse caso, durante a terapia, poderemos construí-las. Autoestima é uma construção feita ao longo da vida, quanto antes você começar a construir a sua, mais cedo a terá. Comece a sua terapia e comece a gostar de você, invista na sua confiança e no seu amor próprio. Vale muito a pena!

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.