Tenho a chamada síndrome do ovário policistico e fui a uma ginecologista e ela me proibiu de tomar

5 respostas
Tenho a chamada síndrome do ovário policistico e fui a uma ginecologista e ela me proibiu de tomar o anticoncepcional receitado pelo meu antigo médico alegando que nenhum anticoncepcional não tem efeito de tratamento para a doença, queria saber se realmente não tem? Pois sonho em ser mãe!
Fique calma! O ovário policístico é uma síndrome metabólica, caracterizada por alterações menstruais, acne e excesso de pêlo. Algumas pacientes poderão ter dificuldade para engravidar, pois não ovula todo mês. Mas isso não quer dizer, que nunca poderá engravidar. Além disso, é de suma importância avaliar a presença de resistência insulinica e melhora do estilo de vida, com exercício físico e uma alimentação saudável, prescrita por uma nutricionista. O uso do anticoncepcional não estava errado, mas o tratamento ideal, depende dessas outras orientações.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Sempre siga as orientações do seu médico. Esclareça suas dúvidas. Com certeza o seu médico está fazendo o melhor por você.
Sua médica está certa ao dizer que o anticoncepcional não trata o ovário policistico. Ele pode ajudar a controlar os sintomas como irregularidade menstrual, acne, oleosidade excessiva da pele e cistos ovarianos. Assim que você parar o anticoncepcional os sintomas poderão voltar.
A síndrome do ovário policistico não tem cura, mas tem controle baseado em mudanças do estilo de vida, perda e controle de peso, atividades físicas, dieta pobre em gorduras e carboidratos, etc.
Lembre que nem todas as mulheres podem usar qualquer anticoncepcional. Essas medicações podem estar associadas a eventos graves como trombose.
O anticoncepcional não vai lhe ajudar a engravidar mas também não irá dificultar. A SOP pode dificultar a ovulação e assim dificultar uma gravidez.
Mas a mulher com SOP pode engravidar espontaneamente e precisa de algum método para evitar gravidez.
Acredito que ocorreu um mau entendido, o seu problema apesar de ter uma dificuldade para a gestação, não a impede do mesmo. Você pode usar qualquer contraceptivo, porem alguns são mais específicos para a sua patologia, e quando chegar a hora de sua gestação é só avisar seu ginecologista que ele saberá como conduzir
Olá
A SOP é uma endocrinopatia que caracteriza-se por hiperandrogenismo, disfunção ovulatoria e infertilidade. Está associada a reconhecidos fatores de risco cardiovascular, obesidade , resistência à insulina, dislipidemias, hipertensão arterial, síndrome metabólica, intolerância à glicose e diabetes mellitus tipo 2 em idade mais precoce que o habitual.
Devido à ampla variedade clínica, o diagnóstico de SOP nem sempre é fácil.
O tratamento de SOP é sintomático e direcionado de acordo com a manifestação clínica , o desejo de contraceção ou gravidez e a presença de distúrbios metabólicos associados.
Busque o seu especialista. Não perca tempo.
O anticoncepcional é um dos medicamentos utilizados para o tratamento da síndrome dos ovários policísticos. Ao desejar engravidar, suspende-se o contraceptivo e avalia se há necessidade de medicações indutoras da ovulação como, por exemplo, a metformina e o clomifeno.

Especialistas

Giovana Coelho de Lima

Giovana Coelho de Lima

Endocrinologista

Campos Gerais

Laura Leber

Laura Leber

Ginecologista

São Paulo

Bernadete Nonnenmacher

Bernadete Nonnenmacher

Ginecologista

Porto Alegre

Susana Mesquita

Susana Mesquita

Ginecologista

Salvador

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Ginecologista

Rio de Janeiro

Isabella de Souza

Isabella de Souza

Ginecologista

Jundiaí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 596 perguntas sobre Síndrome do ovário policístico - SOP
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.