Tenho 73 anos, sou hipertenso, diabético, sofro de miocardiopatia, portador de fibrilação arterial
3
respostas
Tenho 73 anos, sou hipertenso, diabético, sofro de miocardiopatia, portador de fibrilação arterial e de arritmia, com pausas durante a madrugada, a maior com 3,8 seg. É aconselhável implantar um marcapasso, de que tipo, e com que urgência ?
É preciso avaliar inicialmente a causa dessas pausas. Se é de causa medicamentosa, problemas de tireoide, ou se é por degeneração do sistema de condução do coração, para então definir a necessidade ou não de marcapasso.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Seu caso é complexo e necessita de avaliação mais detalhada. Ter pausas não necessariamente implica em implante de marcapasso artificial. Uma série de medicações está indicada em casos assim, e elas podem interferir nesse achado pelas suas ações farmacológicas.
Assim, confie no seu médico, e, se não se julgar confiante, busque ajuda de outro profissional experiente e que tire pessoalmente as suas dúvidas.
Assim, confie no seu médico, e, se não se julgar confiante, busque ajuda de outro profissional experiente e que tire pessoalmente as suas dúvidas.
Em pacientes portadores de fibrilação atrial e miocardiopatia dilatada temos que ter muito cuidado. A fibrilação atrial pode causar pausas de até 5 segundos sem prejuízos para o paciente. Porém devido a dilatação do seu coração uma avaliação da função ventricular e se faz necessária para pensarmos na estratificação de risco de morte súbita cardíaca (situação na qual o paciente apresenta uma parada cardíaca). Portando se torna imperativo definir se é necessário o implante de um CDI (cardioversor desfibrilador interno), um marcapasso ou se não é necessário nenhum dispositivo neste momento. Uma avaliação com um bom cardiologista ou um especialista em eletrofisiologia esclarecerá estas dúvidas proporcionando a você o tratamento correto.
Att. Vitor Fontes
Att. Vitor Fontes
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Fiz um holter há 3 meses e deu 1 extra supraventricular isolada, médico disse que está ótimo meu exame. Pratico musculação todos os dias, mas senti a frequência delas aumentar e eu sempre sinto todas, as vezes sinto umas 3, 4 meio em sequência, algumas mais fortes q vem do nada e até me assustam. Seria…
- Tive 188 extra sistoles supraventricular em 24 horas e preocupante
- Tenho "atividade ectópica supraventricular severa", conforme Holter 24h. O que devo evitar, além de estresse?
- Insuficiência mitral de modo discreto. É preocupante?!
- Porque as vezes quando eu como sinto como meu coração desse uma pausa e depois continuasse normalmente depois fico com queimação no estômago e na garganta
- Fiz o holter deu resultado frequência minima 44 media 64 e maxima 171 isso estar certo no dia esquecir e liguei o liquidificador proximo ao aparelho do rolter
- Posso realizar Teste ergométrico computadorizado (inclui ECG basal convencional) e Tilt Teste no mesmo dia?
- Posso fazer o exame de PSA e logo depois fazer ecocardiograma, sem alterar o resultado?
- Sinto meus batimentos e vejo o meu peito tremer com pulsação continuamente, oque pode ser ?
- Meu pai tem 83anos e tem duas ernias na virilha uma é bem antiga e a outra e nova ele é cardíaco da outra vez já faz anos ele não pode operar a antiga ernias porquê o médico do coração não deixou ele pode agora operar ou pode operar a laser.
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 699 perguntas sobre Arritmia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.