Tenho 72, tive conjuntivite e ficaram esses infiltrados subepiteliais em ambos os olhos. Devo usar

4 respostas
Tenho 72, tive conjuntivite e ficaram esses infiltrados subepiteliais em ambos os olhos.
Devo usar esse colírio à base de acetao de prednisolona tendo em vista a situação atual do coronavirus?
Não causa baixa de imunidade?
Em alguns tipos de conjuntivite, podem ocorrer infiltrados na córnea (parte transparente anterior à iris), observados na resolução do quadro, com possível alteração visual. Um exame oftalmológico completo deve ser realizado para avaliar a situação e determinar se há relação com alguma perda visual.
Qualquer medicamento deve ser utilizado sob orientação médica, com seguimento do paciente e avaliação se há algum impedimento dependendo da situação epidemiológica local.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Seria leviano te orientar sem exame. Se o médico que o avaliou indicou deve discutir com ele a indicação.
Os infiltrados sub epiteliais são lesões que podem surgir na Cornea por uma reação do sistema imunológico do corpo à alguns vírus causadores da conjuntivite. Essas lesões geralmente desaparecem espontaneamente em alguns meses. O uso de colírios a base de cortisona podem ser indicados para acelerar a recuperação quando esses infiltrados causam embaçamento visual. Os medicamentos à base de cortisona podem diminuir ou modular o processo inflamatório ema resposta imunológica do organismo, e no caso do colírio que apresenta uma baixa dosagem, mesmo sendo administrado localmente no olho, também pode afetar a imunidade, principalmente em se tratando de pacientes idosos, que pela idade, já tem uma imunidade reduzida. Neste panorama mundial da Pandemia do COVID-19, sugiro que entre em contato com seu oftalmologista para discutir a necessidade do seu uso. Nesse momento a recomendação é o isolamento social. Portanto até uma consulta que não seja em caráter de urgência não é recomendada, mas através de outros meios de comunicação, sua dúvida poderá ser facilmente atendida.
#FICAEMCASA
Esses infiltrados, que levam muito tempo para desaparecer totalmente,só vale a pena tratar se eles interferirem na acuidade visual,caso contrário não vale a pena, pois seu uso é prolongado.O ideal são os colírios de cortisona milesimal ou seja de superfície (são menos agressivos).O melhor mesmo é contatar seu médico e falar a respeito ,além de informar sua visão.Sempre estar alerta com a pressão dos olhos! Também são cataratogênicos quando usados em excesso...

Especialistas

Fernanda Altmann

Fernanda Altmann

Pneumologista

Blumenau

Caroline Stefani

Caroline Stefani

Generalista

Mogi das Cruzes

Leonardo Prado Marques

Leonardo Prado Marques

Generalista

Matina

Lais Gomes de Oliveira

Lais Gomes de Oliveira

Generalista

União Dos Palmares

Alice Pires Pasquali

Alice Pires Pasquali

Especialista em clínica médica, Médico clínico geral

Florianópolis

Leandro Morioka

Leandro Morioka

Otorrino

Jataí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 5318 perguntas sobre Coronavírus COVID-19
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.