´Tenho 70 anos e estou com um pólipo no utero que não pode ser retirado pela histeroscopia. Não tenho

4 respostas
´Tenho 70 anos e estou com um pólipo no utero que não pode ser retirado pela histeroscopia. Não tenho sintoma algum. Devo fazer acompanhamento por ultrassom ou já é indicada a histerectomia??
Antes de se pensar em histerectomia, também pode-se tentar removê-lo por curetagem, dependendo obviamente do tamanho do pólipo. Também deve pesar nesta decisão dados relacionados a sua história pessoal e familiar, para identificar se existe ou não um risco elevado de neoplasia maligna associado a este pólipo.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Os pólipos endometriais podem ser retirados por histeroscopia. Aqueles com bases mais estreitas podem ser retirados no consultório durante o exame histeroscópico diagnóstico. Aqueles com bases mais largas devem ser retirados no centro cirúrugico, com anestesia, pois é necessário fazer uso de um instrumental mais calibroso. Os pólipos que não devem ser retirados por histeroscopia são aqueles com malignidade associada (diagnosticado por biopsia prévia), devendo neste caso ser avaliada a conduta mais adequada. Sugiro que procure um especialista em Histeroscopia na sua região para a polipectomia histeroscopica.
Menos de 1% dos pólipos endometriais estão associados a malignidade. Caso não seja possível remover seu pólipo por histeroscopia ou curetagem uterina e o pólipo seja pequeno e você não apresente sangramento vaginal nem fatores de risco para doença maligna do endométrio (obesidade, hipertensão, diabetes, história familiar de câncer endometrial...)pode-se optar como conduta inicial o seguimento com o ultrassom transvaginal. gde abraço!
polipo visto igual a polipo retirado. existe chance de malignidade pequena, mas existe, não é nula... a histeroscopia é a melhor solução para retirada, pois o risco anestésico é menor do que histerectomia, alem de ser retirado sob visao direta ao invés da curetagem que é realizado pelo tato.
existe protocolo de acompanhamento do pólipo com ultrassom seriado, mas apos uma boa histeroscopia diagnostica com biopsia de preferencia.
converse as possibilidades com seu ginecologista. a disposição.

Especialistas

Thiago da Silva Mendonça

Thiago da Silva Mendonça

Cirurgião geral, Cirurgião oncológico

Morrinhos

Agendar uma visita
Daniel Xavier

Daniel Xavier

Cirurgião geral

Crato

Agendar uma visita
José Justiniano Torrico

José Justiniano Torrico

Ginecologista

Rio Branco

Carlos Jose da Fonseca

Carlos Jose da Fonseca

Ginecologista

Cabo de Santo Agostinho

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 3334 perguntas sobre Histerectomia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.