´Tenho 70 anos e estou com um pólipo no utero que não pode ser retirado pela histeroscopia. Não tenho
4
respostas
´Tenho 70 anos e estou com um pólipo no utero que não pode ser retirado pela histeroscopia. Não tenho sintoma algum. Devo fazer acompanhamento por ultrassom ou já é indicada a histerectomia??
Antes de se pensar em histerectomia, também pode-se tentar removê-lo por curetagem, dependendo obviamente do tamanho do pólipo. Também deve pesar nesta decisão dados relacionados a sua história pessoal e familiar, para identificar se existe ou não um risco elevado de neoplasia maligna associado a este pólipo.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Os pólipos endometriais podem ser retirados por histeroscopia. Aqueles com bases mais estreitas podem ser retirados no consultório durante o exame histeroscópico diagnóstico. Aqueles com bases mais largas devem ser retirados no centro cirúrugico, com anestesia, pois é necessário fazer uso de um instrumental mais calibroso. Os pólipos que não devem ser retirados por histeroscopia são aqueles com malignidade associada (diagnosticado por biopsia prévia), devendo neste caso ser avaliada a conduta mais adequada. Sugiro que procure um especialista em Histeroscopia na sua região para a polipectomia histeroscopica.
Menos de 1% dos pólipos endometriais estão associados a malignidade. Caso não seja possível remover seu pólipo por histeroscopia ou curetagem uterina e o pólipo seja pequeno e você não apresente sangramento vaginal nem fatores de risco para doença maligna do endométrio (obesidade, hipertensão, diabetes, história familiar de câncer endometrial...)pode-se optar como conduta inicial o seguimento com o ultrassom transvaginal. gde abraço!
polipo visto igual a polipo retirado. existe chance de malignidade pequena, mas existe, não é nula... a histeroscopia é a melhor solução para retirada, pois o risco anestésico é menor do que histerectomia, alem de ser retirado sob visao direta ao invés da curetagem que é realizado pelo tato.
existe protocolo de acompanhamento do pólipo com ultrassom seriado, mas apos uma boa histeroscopia diagnostica com biopsia de preferencia.
converse as possibilidades com seu ginecologista. a disposição.
existe protocolo de acompanhamento do pólipo com ultrassom seriado, mas apos uma boa histeroscopia diagnostica com biopsia de preferencia.
converse as possibilidades com seu ginecologista. a disposição.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Fiz histerectomia há quase dois meses. Mas meu abdômen acima da cicatriz é dolorido e sinto um pouco inchado tbm. É normal?
- Oi bom dia estou com 90dia de histerictomia mas quando tenho relação sexual ainda sangra.... mas depois para ! É só na hora é normal?
- Quem fez histerectomia pode tomar sorvete de chocolate, após 26 dias de cirurgia
- Fiz a cirurgia em junho do utero e ovario mas ate hj sinto um desconforto e doe., alem do aumento de peso . É normal?
- Fiz histerectomia do utero há dez anos e agora estou com prolapso da bexiga ,posso fazer suspensao de bexiga?
- Fiz histerectomia já tem 48 dias e ainda sinto tonteira ao deitar e levantar isso é normal?
- Quanto tempo depois da histerectomia total posso praticar anal ?
- Olá, boa tarde, minha esposa fez cirurgia, e retirou o útero, agora descobriu que tem endometrioma emoragico no ovário, está fazendo tratamento e teve um sangramento, é normal ?
- Oi fis a esterectomia a 2 meses cinto minha barriga enxada é com dores e normal
- Fiz histerectomia há 15 dias, posso abaixar pra pegar objeto no chão?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 3334 perguntas sobre Histerectomia
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.