Tenho 69 anos, meu filho de 35 anos mora comigo, diagnóstico TAB,( 6 internações) atualmente está me

2 respostas
Tenho 69 anos, meu filho de 35 anos mora comigo, diagnóstico TAB,( 6 internações) atualmente está medicado porém é agressivo e violento com palavras e ofende os irmãos na minha presença o que tem me adoecido. Ele recusa psicoterapia, penso em procurar a justiça ? Sou idosa e estou muito prejudicada com o comportamento dele. Não tem acordo de forma amigável nem aceita orientação do psiquiatra para fazer psicoterapia. Devo buscar meus direitos ??

Compreendo a sua situação. Conviver com alguém que apresenta comportamento agressivo pode ser muito desgastante, especialmente na sua idade. Se o convívio está te prejudicando e não há acordo ou aceitação de tratamento por parte dele, é importante que você procure orientação para proteger seu bem-estar. Buscar apoio jurídico ou conversar com profissionais que possam orientar sobre medidas de proteção pode ser um caminho. Cuide de sua saúde e segurança.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psiquiatria - R$ 400

Diante da situação que você está enfrentando, buscar ajuda jurídica pode ser uma opção válida, especialmente considerando sua idade e o impacto que o comportamento do seu filho tem causado em sua saúde. Você tem o direito de viver em um ambiente seguro e respeitoso, e se ele recusa tratamento adicional, como a psicoterapia recomendada pelo psiquiatra, e se o comportamento agressivo persiste, é importante priorizar sua saúde e bem-estar.

A Justiça pode intervir em casos como o seu para garantir proteção, inclusive através de medidas como afastamento do lar, medidas protetivas ou encaminhamento para tratamento compulsório, dependendo da gravidade do caso. Antes de tomar qualquer ação, recomendo consultar um advogado ou defensor público para explorar suas opções e garantir que seus direitos como idosa sejam respeitados. Além disso, o Ministério Público pode oferecer orientações sobre como proceder.