Tenho 55 anos e minha idade metabólica deu 34. Isso é bom ou ruim?

5 respostas
Tenho 55 anos e minha idade metabólica deu 34. Isso é bom ou ruim?
Olá, em geral a idade metabólica reflete as condições do seu metabolismo, que sofre influência do seu estilo de vida. O fato de ter dado uma idade abaixo da sua é um dado positivo. Mas você tem que estar atento a veracidade destes dados. Aos 55 anos, o que seria interessante era você fazer um planejamento de longevidade e qualidade de vida. Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, complementando, a idade metabólica reflete que seu metabolismo corresponde a média de mulheres com idade de 34 anos cronológicos, ou seja está metabolizando os alimentos, absorvendo e excretando com a eficiência de uma mulher de 34 anos. Muito bom!
Ola tudo bem?
A idade metabólica representa o estado de saúde que o seu corpo na verdade tem (a idade do corpo, no caso de 34 anos).
Às vezes, uma pessoa parece mais velha do que é; às vezes, mais jovem. Isso se deve à idade metabólica, quando comparada à idade cronológica (55 anos, no caso).
Seu corpo está metabolicamente funcionando como uma pessoa mais jovem, de 34 anos.
Parabéns!
Primeiro é preciso entender o que é a essa "idade metabólica". Ela é geralmente obtida ao avaliar a sua Taxa Metabólica Basal - TMB (quanta energia (kcal) seu corpo gasta por dia) que é comparada a TMB média de pessoas de diferentes faixas etárias, com isso temos a "idade metabólica". No entanto, é importante ter um olhar crítico, pois a TMB e a idade metabólica frequentemente são calculadas por exames de bioimpedância, que podem não ser os métodos mais precisos para avaliar esses parâmetros. Como resultado, os dados obtidos podem não refletir com precisão a realidade. Por isso, é aconselhável contar com o acompanhamento de um nutricionista qualificado, que pode analisar esses dados de forma mais detalhada e oferecer orientações personalizadas."
Ola, em regra geral a idade metabólica não é um parâmetro clínico (exato) mas sim um comparativo entre sua composição corporal, peso, metabolismo, altura etc. Neste sentido, considerando que a avaliação foi realizada corretamente, é um bom resultado.
Saliento que a avaliação por bioimpedância precisa ser feita de forma correta (com preparo) e acompanhada por um profissional, caso contrário é possivel que haja grande margem de erro.
Abraços!

Especialistas

Glauber Marinho

Glauber Marinho

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Caroline Sacchi

Caroline Sacchi

Nutricionista

Campinas

Agendar uma visita
Bruna Bosco de Melo

Bruna Bosco de Melo

Médico do esporte

São Paulo

Hermano Glauber Branquinho Linhares

Hermano Glauber Branquinho Linhares

Médico clínico geral

Belo Horizonte

Luana Oliveira

Luana Oliveira

Nutricionista

Juiz de Fora

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 68 perguntas sobre Bioimpedância
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.