Tenho 54 anos. Preciso fazer uma CRM ou implantação de stents em lesão de bifurcação (DA 70% proximal,

3 respostas
Tenho 54 anos. Preciso fazer uma CRM ou implantação de stents em lesão de bifurcação (DA 70% proximal, calcificada, e 1º ramo diagonal 85% ostio). Há indicação para os dois tipos de tratamento, contudo, estou com muitas dúvidas sobre qual seria melhor. Opiniões? Nos dois casos preciso tomar o AAS para sempre?
Compreendo perfeitamente sua insegurança em qual a melhor terapia. Primeiramente, o AAS será necessário desde já e será mantido ( salvo alguma contra indicação futura, para sempre ) em ambos os tratamentos. Sente-se com seu cardiologista clínico e defina acerca dos prós e contras de cada procedimento. Atualmente, ambos se mostram seguros e com alta taxa de sucesso. Desejo melhoras !!!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá. Está é uma dúvida muito comum dos pacientes com esse de lesão (evidentemente precisa -se analisar cuidadosamente o filme do cateterismo para decidir qual estrategia utilizar CRM vs angioplastia). A boa notícia é que no cenário do paciente eletivo não existe superioridade de nenhuma sobre a outra, ambas podem ser feitas. O que vai ter que pesar são alguns fatores (A CRM é muito mais invasiva, a durabilidade quando se usa artéria mamária pra fazer a ponte é muito boa, já as safenas nem tanto, o pós operatório é.mais.complicado e a recuperação também). A angioplastia é menos invasiva e com os stents mais modernos (com.medicamentos) os resultados são excelentes e igual ao tratamento cirurgico (tendo a vantagem de receber alta inclusive no dia seguinte se correr tudo bem). Nada impede também de num.futuro caso se faça a.angioplastia em operar também nesse caso.
Espero ter ajudado.
Muitas coisas precisam ser avaliadas para tomar essa decisão. Foge ao escopo desse meio de comunicação fazer uma orientação que vai impactar numa decisão tão importante para sua vida. Sente-se com seu cardiologista, exponha suas dúvidas e anseios. Não saia de lá com uma dúvida sequer. Se não se sentir segura, procure outro médico. Em relação ao AAS, você vai tomar para SEMPRE independente da conduta que for adotada. Ele reduz mortalidade por doença coronariana. Só será suspensa se você for alérgica ou desenvolver alguma hemorragia grave. Boa sorte.

Especialistas

Débora Ortigosa Cunha

Débora Ortigosa Cunha

Cirurgião vascular

São José dos Campos

Helen Pessoni

Helen Pessoni

Angiologista, Cirurgião vascular

Niterói

Luciana Miranda

Luciana Miranda

Angiologista, Cirurgião vascular

Lauro de Freitas

Agendar uma visita
Bruno Cordeiro de Toledo

Bruno Cordeiro de Toledo

Cirurgião vascular, Angiologista

Goiânia

Agendar uma visita
Thiago Negri Bermejo

Thiago Negri Bermejo

Cirurgião vascular

Assis

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 211 perguntas sobre Angioplastia intraluminal dos vasos das extremidades
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.