tenho 54 anos e perdi 100% minha audicao do ouvido direito. Gostaria de saber quais são as cirurgias

4 respostas
tenho 54 anos e perdi 100% minha audicao do ouvido direito. Gostaria de saber quais são as cirurgias disponiveis para o meu caso. Existe cirurgias com implantes internos sem necessidade de aparelhos externos....
Inicialmente deve ser investigada esta perda auditiva, mas, partindo do pré-suposto que se trata de uma perda auditiva idiopática (sem uma causa elucidada após uma correta investigação), as opções cirúrgicas não são muitas. Uma boa opção não cirúrgica seria um Aparelho de Amplificação Sonora Individual (aparelho auditivo) CrosLink (que capta o som do lado da perda e transmite para o lado sadio para ser ouvido). Já do ponto de vista cirúrgico, a depender do caso e com algumas controvérsias no Brasil, um Implante coclear do lado da perda auditiva pode ser indicado. PORÉM, até o momento, na prática, ainda não existem aparelhos totalmente implantados. Um componente externo ainda é necessário. Sempre é bom lembrar: cada caso é um caso que deve ser avaliado como um todo pelo especialista.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pelo visto você andou pesquisando pelo "ouvido biônico" (Implante Coclear). Preciso lhe informar que, mesmo que você se enquadre como possível paciente para o implante coclear, há algumas ressalvas.
A audição não fica muito boa no IC, fica parecida com sons de máquinas, já que o sintetizador não é o natural (ou seja, a cóclea). Além disso mesmo com esta cirurgia, há um aparelho externo que fica acoplado à orelha e certos cuidados devem ser tomados, como evitar o contato com líquidos...
A melhor solução, muito provavelmente, seria um aparelho externo do tipo intracanal ou microcanal. Este aparelho é tão pequeno que, mesmo externo, nem se torna visível.
De qualquer forma, não há como determinar ao certo sem ter em mão seus exames e quadro clínico geral...
Ou seja: você precisa visitar um Otorrino e um fonoaudiólogo em seguida.
Gostaria de acrescentar ao parecer dos colegas acima, a importância da prevenção de qualquer prejuízo na tua orelha boa, já que ela será ¨filha unica¨. Evitar exposição a sons intensos como fogos de artifício e outros é uma das prevenções sugeridas.
Como disse o Dr Édio, todos os implantes hoje tem um componente externo, não existe ainda aparelhos totalmente implantados.
Cuide bem da sua orelha boa, ele será suficiente para o seu convívio social.
A perda auditiva em uma só orelha é conhecida como Surdez Unilateral ou SSD (Single Sided Deafness, sigla em inglês).
Atualmente existem 3 tipos de soluções auditivas, que podem ser utilizadas na reabilitação auditiva da SSD:
1 - Sistema CROS - (Não Cirúrgico): É adaptado um aparelho auditivo na orelha ruim, com o objetivo de captação do som, já na orelha boa é adaptado um aparelho auditivo com o objetivo de amplificar os sons captado no lado ruim (o som do lado surdo e transmitido para o aparelho auditivo da orelha sem perda auditiva via wireless).
2 - Sistema BAHA (Prótese Auditiva Implantável de Condução Óssea) - (Cirúrgico): Constitui-se de duas partes principais: um parafuso de titânio com pilar de sustentação (abutment) implantado na região cortical do osso mastóide e uma unidade externa, chamada de processador, que se conecta ao pilar (O processador tem por finalidade captar os sons do ambiente e convertê-lo em energia mecânica, o que se traduz em vibração, sendo transmitida ao pilar que, por sua vez, estimulará a cortical do osso temporal. Esta vibração é absorvida pelo crânio, e estimula diretamente a cóclea sem envolver a condução auditiva aérea, como ocorre com os aparelhos auditivos convencionais).
3 - Implante Coclear (Cirúrgico): É um dispositivo eletrônico, parcialmente implantado, que visa proporcionar aos seus usuários sensação auditiva próxima ao fisiológico. Possui uma parte externa e outra interna. A parte externa é constituída por um microfone, um microprocessador de fala e um transmissor. A parte interna possui um receptor e estimulador, um eletrodo de referência e um conjunto de eletrodos que são inseridos dentro da cóclea. Esse dispositivo eletrônico tem por objetivo estimular, através desses eletrodos implantados dentro da cóclea, o nervo auditivo que, por sua vez, leva os sinais para o encéfalo onde serão decodificados e interpretados como sons.
Obs: Lembre-se de procurar um Otorrinolaringologista de preferência especialista em ouvido (Otologista) e um Fonoaudiólogo especialista em audição (Audiologista), para melhor te ajudar em sua reabilitação auditiva.

Especialistas

Luiz Felipe Roecker Ceccon

Luiz Felipe Roecker Ceccon

Otorrino

Brusque

Mirian Sipriano

Mirian Sipriano

Fonoaudiólogo

Glicério

Katia Silva

Katia Silva

Fonoaudiólogo

Guarulhos

Fabiana Belchior

Fabiana Belchior

Otorrino

Niterói

Luciane Lewis Uberti Rolim

Luciane Lewis Uberti Rolim

Fonoaudiólogo

Florianópolis

Miriã Boaretto T Fernandes

Miriã Boaretto T Fernandes

Otorrino

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 71 perguntas sobre Perda Auditiva
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.