Tenho 53 anos e não sinto mais prazer e nem vontade de fazer sexo, e meu clitóris diminuiu muito, o

6 respostas
Tenho 53 anos e não sinto mais prazer e nem vontade de fazer sexo, e meu clitóris diminuiu muito, o que faço?
Um dos aspectos que pode afetar o desejo sexual e a baixa na libido é a falta de práticas eróticas (tanto de ideias, leituras, filmes) e compartilhamento dos conteúdos sexuais básicos como fantasias e sonhos (diálogos com o parceiro, conversas maduras sem pudor). Após esclarecidas as questões de ordem orgânica, fisiológica, importa experimentar novas descobertas e novos aprendizados sexuais. A educação sexual para a vida afetiva faz falta na vida das pessoas, falta de diálogos, trocas, confidencias. Experimente fazer uma sessão de terapia sexual para explorar ideias acerca do sexo que podem ser muito uteis nesta sua fase da vida. Atualmente é possível realizar este tipo de terapia também virtualmente. Fico a disposição.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Então, falta de desejo é uma coisa com várias causas possíveis. A primeira coisa que você tem que fazer é procurar um médico, que pode ser um endócrino ou o seu ginecologista e fazer uma avaliação clínica, com exames que verifiquem tudo que pode estar atrapalhando seu desejo, como alterações na tireóide, anemia, falta de vitaminas etc. Inclusive a possibilidade de você estar na menopausa ou com depressão deve ser avaliada. Você perdeu o prazer só no sexo ou em outras coisas da vida que você costumava gostar?Procure um médico e, se for mesmo psicológico, procure um psicólogo. Abraços!
A falta de libido pode ter várias causas, e você deve procurar um tratamento multidisciplinar. Além de um acompanhamento com médico ginecologista, um sexólogo e psicológico, a fisioterapia pélvica pode te ajudar muito, pois será trabalhada a musculatura do assoalho pélvico, que está intimamente relacionada com a função sexual. Alguns desses músculos se inserem no clitóris, e ao realizarmos sua contração, ocorrerá o aumento do aporte sanguíneo e a ereção do mesmo, aumentando o prazer e melhorando a função sexual.
As causas relacionadas a baixa libido são diversas... Inicialmente, procure um médico para verificar suas taxas hormonais. Importante também, procurar por um trabalho interdisciplinar entre um fisioterapeuta e um sexólogo. Ambos podem te ajudar a restabelecer a sua libido, trabalhando sua mente e seu corpo. Resultados maravilhosos podem surgir.
Agende uma consulta com uma ginecologista e/ou um sexólogo. Em casos desse tipo, uma avaliação multidisciplinar é essencial para um tratamento eficaz e recuperação da vida sexual prazerosa, caso tenha tenha interesse em ter uma vida sexual ativa. Digo isto porque se você se sente bem dessa forma, isso não é um problema. Agora se está em um relacionamento, é necessário avaliar o quanto isso afeta o relacionamento e seu/sua parceiro (a) e qual sua percepção diante de tudo isso.
A primeira coisa é procurar o seu ginecologista e avaliar se é um caso de reposição hormonal. Você também pode fazer exercícios de Kengel para fortalecer a musculatura da região, ajuda no prazer quando tiver relações e isso pode devolver um pouco sua vontade de fazer sexo. Abraços

Especialistas

Renata Batista

Renata Batista

Fisioterapeuta

Recife

Erik Chiaradia Guedes

Erik Chiaradia Guedes

Fisioterapeuta

Cotia

Mônica Raposo

Mônica Raposo

Fisioterapeuta

Sete Lagoas

Adriana Aredes

Adriana Aredes

Fisioterapeuta

São Paulo

Juliana Roussouliéres

Juliana Roussouliéres

Fisioterapeuta

Rio de Janeiro

Brenda Ianca

Brenda Ianca

Fisioterapeuta

Camaçari

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 10 perguntas sobre Disfunção sexual feminina
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.