Tenho 45 anos e sofro de escoliose idiopática, meu ângulo chegou a 50% dorsal e lombar e desgaste

2 respostas
Tenho 45 anos e sofro de escoliose idiopática, meu ângulo chegou a 50% dorsal e lombar e desgaste nas L4, L5 e S1, mas não tem hérnia de disco, qual seria o melhor procedimento cirúrgico, uma artrodese por via posterior? uma cirugia minimamente invasiva ou a artrodese mais um XLIF??
O ideal é passar em avaliação médica para determinar pelo exame físico e exames de imagem a melhor opção para o seu caso. Existem diversas técnicas possíveis, porém grande parte das escolioses idiopáticas tem como melhor a opção a via posterior isolada.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Pode-se combinar diferentes técnicas cirúrgicas e também em tempos cirúrgicos diferentes ( a depender da complexidade do caso). Se existir um desbalanço no plano sagital ( perfil) a técnica com XLIF (extreme lateral interbody fusion) pode ser utilizada em conjunto com técnica de artrodese posterior, minimamente invasiva ou não. Uma avaliação com medico cirurgia especialista em cirurgia da coluna é fundamental para uma avaliação e planejamento adequado! Grande abraço

Especialistas

Fabricio Guedes Machado

Fabricio Guedes Machado

Ortopedista - traumatologista

Lauro de Freitas

Agendar uma visita
Cleiton Naves

Cleiton Naves

Ortopedista - traumatologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 478 perguntas sobre Artrodese da coluna lombar por via anterior
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.