Tenho 44 anos acredito estar na menopausa, tenho sintomas de transtorno bipolar, tenho polos extremos

7 respostas
Tenho 44 anos acredito estar na menopausa, tenho sintomas de transtorno bipolar, tenho polos extremos todos os dias, não durmo por toda noite, irritabilidade, tenho dificuldade de concentração, preocupação excessiva .Quero saber se isso pode ser menopausa apenas ou transtorno bipolar?
Olá,

Para um melhor diagnóstico (se é menopausa ou não) procure um ginecologista e um psicólogo para entender e perceber melhor seus sintomas como a irritabilidade, dificuldade de concentração.
É preciso um maior contato de ambas as partes médico; psicólogo - paciente para um diagnóstico mais acertivo.
Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O diagnóstico de transtorno bipolar tem uma certa complexidade para ser feito e um dos fatores que são considerados é se esses sintomas de oscilação perduram ao longo do tempo.
Procure um psicólogo e juntos analisem melhor o seu contexto, como por exemplo desde quando está assim e outros fatores da sua vida que possam ter relação. Indiferente se for ou não menopausa ou transtorno bipolar a terapia lhe ajudará com os sintomas que está apresentando.
E é muito importante que seja acompanhada também por um ginecologista.
Olá.
O transtorno Bipolar não é um trastorno que aparece da noite para dia. A questão de mudança de humor pode estar ligada a preocupações excessivas como você mesmo disse, a alterações hormonais que é recorrente da própria idade mas não necessariamente a menopausa. Deve ir ao Ginecologista e fazer um avaliação dessa "situação". É importante que você faça seus exames regularmente e seria uma contribuição muito importante para você a ajuda de um Psicólogo (a).
Talvez colocar a vida "em dia", "ajustar" algumas questões que podem estar de deixando com essa sensação de "bipolaridade" Entretanto não descarte a busca de um médico para relatar essas questões qui colocadas.

Att
Dra. Sayonara Machado.
Os sintomas que você descreve não são de Transtorno Bipolar (que modula da Euforia para a Depressão, GERALMENTE por períodos mais longos e não no mesmo dia). De qualquer forma, você apresenta sintomas que angustiam e precisam de cuidado.
Como as colegas já citaram, cabe consultar um ginecologista e um psicólogo ou psiquiatra para diagnóstico diferencial. Os profissionais têm de ter a disponibilidade de conversarem para construir um cuidado personalizado para você.

Cordialmente,

Fabiana Villas Boas
O primeiro passo é marcar consulta com seu ginecologista para verificar a necessidade de reposição hormonal caso você esteja realmente na menopausa. Algumas mulheres nesta fase podem sentir ondas de calor, tonturas, palpitações, suores noturnos que prejudicam o sono, depressão ou irritabilidade e diminuição da libido.
Posteriormente agendar uma consulta com um psicólogo para fazer análise dos sintomas de irritabilidade, preocupação excessiva e falta de concentração.
Transtorno bipolar deve ser diagnosticado por uma equipe multidisciplinar (psicólogo e psiquiatra) e o tratamento é feito com psicoterapia e medicações como estabilizadores de humor, ansiolíticos, antidepressivos, etc.
Para saber mais sobre esse transtorno conheça a ABRATA (www.abrata.org.br) é a associação que dá apoio psicossocial aos familiares e portadores de transtorno afetivo bipolar e depressão.

A disposição,
Psicóloga Mariana Santana
Utilizamos o termo Transtorno bipolar para indivíduos que apresentam uma significativa mudança de humor, alternando períodos de quadros depressivos quase sempre graves a períodos de quadro de euforia. Devemos tomar cuidado com os rótulos. Um diagnóstico de bipolaridade não é tão simples. Acredito ser importante você olhar para estes sintomas. Nosso organismo sempre busca a auto-regulação e estes sintomas estão com esta função. Procure um ginecologista para esclarecer suas dúvidas e um psicólogo para lhe ajudar a olhar para o que pode estar acontecendo.
Olá. Por que será que você pensou em transtorno bipolar? Experimentar oscilação de sentimentos num mesmo dia, num contexto de insônia,irritabilidade, falta de concentração e preocupação excessiva, parece indicar mais para um quadro relativo à menopausa. Todavia, sublinho que mais importante do que nomear seus sintomas é lidar com eles! O primeiro passo é consultar um ginecologista e se o que estiver vivendo for fonte de sofrimento psíquico, consulte também um psicólogo ou psicanalista para te ajudar a lidar com as transformações (fisiológicas e simbólicas) resultantes da entrada na menopausa.

Especialistas

Michelle Zaíra Menezes

Michelle Zaíra Menezes

Psiquiatra

Belo Horizonte

Ingridi Teixeira Monteiro

Ingridi Teixeira Monteiro

Psiquiatra

Porto Alegre

Leonardo Prado Marques

Leonardo Prado Marques

Generalista

Matina

Vanessa Fortunato de Oliveira

Vanessa Fortunato de Oliveira

Psicólogo

São Paulo

Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 943 perguntas sobre Transtorno bipolar
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.