Tenho 43 anos, um filho com 10 anos e sofro dores na penetração desde minha gestação. Pelo que li,

6 respostas
Tenho 43 anos, um filho com 10 anos e sofro dores na penetração desde minha gestação. Pelo que li, sofro de vaginismo, mas nunca procurei ajuda médica. O que devo fazer?
Você pode procurar um ginecologista para diagnosticar o problema, mas o tratamento é realizado com fisioterapia. A fisioterapia pélvica (Uroginecológica) vai tratar especificamente seus músculos vaginais. Ha casos de vaginismo pós-gestaçao. Caso tenha algum fundo emocional o fisioterapeuta encaminha ao psicologo. Qualquer duvida entre em contato comigo, pois trato vaginismo. Veja meu perfil, tem o endereço de um blog onde tiro dúvidas sobre fisioterapia pélvica, ou procure diretamente um profissional da sua cidade. Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sente dores na penetração, ou seja consegue ser penetrada, acho pouco provável alguma causa física, ou seus médicos já o teriam diagnosticado, Verifique se sente dores na musculatura interna das coxas apos a relação, se positivo, vc esta se contraindo, e nesse caso, recomendo um sexólogo/psicólogo. Boa sorte.
Lendo seu relato, tenho dúvidas se realmente se trata de vaginismo, que consiste na contração involuntária da musculatura da vagina, o que muitas vezes impede a penetração e até mesmo um exame ginecológico.

Como as colegas acima sugeriram, o primeiro passo seria passar no ginecologista para uma avaliação clínica. Descartadas questões físicas, sugiro procurar um/a psicólogo com bons conhecimentos em terapia sexual.

Boa sorte no seu tratamento e espero ter ajudado! ;-)
Sugiro que você procure um médico especialista em ginecologia para uma avaliação. Caso seja encontrado alguma alteração na vagina, seja um corrimento, falta de lubrificação e entre outros, o médico irá lhe orientar com relação ao tratamento adequado. Após a avaliação médica, se achar necessário, procure um(a) psicólogo(a) para uma avaliação psicológica. Espero ter ajudado!!! Estimo melhoras!!! Boa sorte!!!

Forte abraço!!!
Olá,

A primeira coisa é você quebrar esse silêncio de dez anos que só está prolongando seu sofrimento e adiando uma vida sexual prazerosa e procurar uma ajuda profissional.
Como os colegas citaram é interessante você falar sobre isso com seu ginecologista, esse médico fará a análise necessária para saber se é vaginismo mesmo ou mais a questão da dor (dispareunia). Dependendo do caso, você pode ser encaminhada para fisioterapia.
Além disso, pravavelmente essa situação trouxe efeitos para sua autoestima, autoconfinaça e também para seu relacionamento. Portanto, recomendo muito que você faça uma terapia individual com um psicólogo para ajudar a lidar com as questões emocionais e psicológicas envolvidas. Esse processo terapêutico também te ajudará a retomar uma vida sexual saudável e prazerosa que você tanto merece.

Abraço!
Uma terapia sexual ajudará voce nesta demanda e sentirá menos dor e mais prazer para voce e seu companheiro. Terá que investigar as causas e o como tudo começou.
Abraço

Especialistas

Kelly Correa

Kelly Correa

Sexólogo

Florianópolis

Ana Carolina Andrade

Ana Carolina Andrade

Fisioterapeuta

Belo Horizonte

Mayara Magalhães

Mayara Magalhães

Sexólogo

Salvador

Gabriele Hoffmann

Gabriele Hoffmann

Fisioterapeuta

São Mateus Do Sul

Luiza A. Barros

Luiza A. Barros

Ginecologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 46 perguntas sobre Vaginismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.