Tenho 43 anos, foi detectado um câncer d próstata 3+3 em 2mm de um dos fragmentos Qual o melhor tratamento?

4 respostas
Tenho 43 anos, foi detectado um câncer d próstata 3+3 em 2mm de um dos fragmentos
Qual o melhor tratamento? cirurgia ou Braquiterapia?
Existem diversas formas de tratamento; entretanto, certamente já há um acompanhamento urológico devido ao resultado da biópsia e a precisão das informações. Logo, acredito que estabelecer uma boa relação médico-paciente é a base do sucesso no tratamento. Agende uma consulta de retorno e procure esclarecer as opções de tratamento como vigilância ativa (AS), Terapia Focal ( Hiuf e crioterapia praticado apenas em alguns centros ), cirurgia aberta ou vlp, entre outros.
Espero ter ajudado. Sucesso.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Mediante o diagnóstico de câncer de próstata, há necessidade de estadiamento do câncer, para saber se é uma doença localizada, localmente avançada ou mesmo uma doença metastática, conforme o estadiamento inicial, devemos então programar a melhor forma de tratamento. Sendo analisado uma série de fatores que auxiliam na tomada de descisão, além do desejo do paciente concordar e tomar conhecimento dos eventuais riscos e complicações de cada procedimento.
O diagnóstico final dependerá de outros exames que devem ser feitos para o estadiamento do câncer, mas tudo indica ser um câncer inicial localizado na próstata.
Para o tratamento deste câncer especificamente, existem varias boas opções que variam desde o acompanhamento seriado(neste caso indico que seja feita uma revisão da biópsia em um laboratório especializado) o qual chamamos de vigilância ativa ou active surveillence, terapia focal (Hifu), ou a cirurgia de forma minimamente invasiva, a qual dispomos da cirurgia robótica como método mais avançado.
Vários fatores são importantes na decisão: idade , PSA, existência de outras doenças, etc! Casos como o seu São de difícil decisão! Seu Urologista apresentará as opções, incluindo a vigilância ativa, muito comum emboteis países! Att

Especialistas

Igor Franklin

Igor Franklin

Urologista

Teresina

Andre Berger

Andre Berger

Urologista

Porto Alegre

Natália Valleta

Natália Valleta

Oncologista, Médico clínico geral, Médico de tráfego

Bacabal

Gustavo Falcão Guimarães

Gustavo Falcão Guimarães

Urologista

Rio de Janeiro

Claudio Amorim

Claudio Amorim

Urologista

Belém do Pará

Mauricio Baptista Pereira

Mauricio Baptista Pereira

Oncologista

Vila Velha

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 513 perguntas sobre Câncer de próstata
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.