Tenho 42 anos de idade e ao longo da minha vida sofri com dependência de álcool e depressão, meu filho

7 respostas
Tenho 42 anos de idade e ao longo da minha vida sofri com dependência de álcool e depressão, meu filho de 4 anos tem TDAH hoje depois de saber o que é a TDAH tenho quase certeza de ter também, o que tenho que fazer?
É ideal que o Sr. faça procure um neuropsicólogo e faça uma avaliação neuropsicológica para avaliar todas as funções cognitivas, aspectos emocionais e comportamentais. É indispensável, a avaliação de um psiquiatra ou neurologista nesse caso. Se comprovado o TDAH, provavelmente será prescrito medicação para controle. Além, da possibilidade de tratar as questões relacionadas ao uso do álcool e da depressão.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Seria importante procurar um neurologista ou psiquiatra que tenha experiência com essa patologia e também um neuropsicólogo, um psicólogo especialista ou também que tenha experiência com o TDAH para fazer o acompanhamento e tratamento.
Olá!

Procure um profissional em neuropsicóloga e um neurologista, esses especialistas traçarão um plano de investigação diagnóstica. Caso seja confirmado quadro de TDAH, será possível pensar na intervenção mais adequada para oferecer melhor qualidade de vida diária.
Olá! Apesar de existir grande polêmica e discussão em torno do TDAH, esse transtorno é de difícil diagnóstico e demanda a atenção interdisciplinar para ser diagnosticado, como para o seu acompanhamento.

No seu caso, pode não ser que você sofra de TDAH, uma vez que a presença do alcoolismo e da depressão podem englobar sintomas similares, tal como a diminuição da atenção, a redução da retenção de informações, assim a diminuição do interesse geral com os coisas do nosso dia a dia. Contudo, se você sempre teve TDAH, isso pode indicar que tanto a depressão como a dependência do álcool podem ter tido origem no TDAH, ou seja, o desconforto com os sintomas do TDAH podem ter conduzido aos sintomas depressivos e ao abuso de álcool.

Assim, valeria muito a pena visitar profissionais capacitados nessa linha de tratamento. O TDAH é um transtorno tratável e a dedicação ao processo psicoterapêutico e medicamentoso leva a muitos ganhos significativos no controle desse transtorno.
O primeiro passo seria procurar um neuropsicólogo e fazer uma avaliação neuropsicológica ou conversar com seu psiquiatra, se tiver, e solicitar uma indicação ou solicitação para avaliação. Após, seria interessante fazer um tratamento combinado de psiquiatra e psicólogo, preferencialmente que utilize a abordagem TCC - Terapia Cognitiva Comportamental-, por ter protocolo e técnicas específicas para tratamento desse transtorno.Quaisquer dúvidas, estou à disposição. Creuza (psicóloga especialista em neuropsicologia)
Olá! Tudo bem?

Os demais colegas quase que esgotaram o tema em suas respostas. Assim, gostaria de acrescentar apenas uma observação: TDAH e álcool seria uma combinação muito perigosa. Me pareceu nas suas palavras que você não é mais alcoolista, pois colocou o verbo no passado: "sofri". Quanto a funcionar ou não como TDAH, você tem "quase" certeza. Assim, é recomendável procurar um especialista para uma definição e caso seja diagnosticado com TDAH, quanto mais distande do álcool, melhor.

Abraços.

Nelson Gervoni
Psicanalista
Campinas/SP
Bom dia! Sempre importante salientar que nenhum diagnóstico, principalmente de saúde mental, é realizado apenas baseado em uma lista de sintomas. Sugiro que, se possível, inicie uma análise pessoal, com uma Psicóloga (o) de sua escolha e confiança. Após suficiente número de sessões, se a profissional entender que, é possível um diagnóstico de TDAH, você será devidamente orientada ao tratamento.
Espero ter auxiliado.
À disposição.

Especialistas

Andressa Lehmann

Andressa Lehmann

Psicólogo

Rio de Janeiro

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 442 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.