Tenho 40 anos, duas filhas. Meu útero mede 9,8cmx 9,0x 6,4, com volume de 295,22cm. Contém nódulos

3 respostas
Tenho 40 anos, duas filhas. Meu útero mede 9,8cmx 9,0x 6,4, com volume de 295,22cm. Contém nódulos intramurais com número estimado em 09, sendo o maior localizado me parede fúndica e lateral (3,9 cm x 3,3cm). Como devo proceder nesse caso, qual o diagnóstico? Me ajudem, por favor.
Olá, casos como o seu, em geral, tratam-se de miomas uterinos. Os leiomiomas do útero estão presentes em mais da metade das mulheres e devem ser tratados quando apresentam sintomas. O tratamento pode ser clínico (com medicamentos como anti-inflamatórios, agentes similares a hormônios, entre eles) ou cirúrgico, podendo ser retirado todo o útero ou parte dele, ou mesmo apenas os miomas, e quando optado por tratamento cirúrgico, sempre que possível, deve-se preferir a cirurgia minimamente invasiva, que oferece menor risco de complicações, como menos perda de sangue, menor risco de transfusão, menor risco de hérnias, menos dor no pós operatório e retorno mais rápido as atividades. A embolização dos miomas também é opção, especialmente para os pacientes que não desejam ter mais gestações. Converse com um ginecologista de confiança para definir o diagnóstico e a melhor opção de tratamento.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Você é portadora de miomas uterinos. A conduta para seu caso vai depender de seus objetivos: se pretende engravidar ainda, se você tem clinica de sangramento excessivo ou muita cólica menstrual, se você tem anemia ou se esses miomas são assintomáticos e foram só encontrados no exame de imagem. Os tratamentos vão variar de acordo com todos essas variações clínicas as quais me referi. Sugiro que converse com seu ginecologista e ele poderá te orientar quanto ao tratamento, mas atualmente podemos fazer vários tipos de intervenção sem que o útero necessariamente seja retirado.
Olá. Você provavelmente tem leiomiomas ou miomas uterinos. Os miomas são tumores benignos útero muito frequentes, presentes em 40 a 80% das mulheres, com risco de malignidade muito baixo. Apenas 20% das mulheres com miomas apresentam algum sintoma e necessitam de tratamento, como sangramento uterino anormal, cólicas menstruais, dor pélvica, dor nas relações e infertilidade. O tratamento não necessariamente é cirúrgico e deve ser individualizado. Medicações como anticoncepcionais, hormônios, anti-inflamatórios e anti-fibrinolitico podem ser usados no tratamento clínico. Na falha do tratamento clínico e em miomas de grandes dimensões ou rápido crescimento, a cirurgia deve ser considerada. A embolização de artérias uterinas é uma alternativa ao tratamento. No caso de miomas dentro da cavidade uterina ou submucosos, a histeroscopia pode ser avaliada. Mas mulheres que querem preservar o útero, a retirada apenas dos miomas é possível.
Converse com o seu médico.

Especialistas

Manoel Dias de Albuquerque  Filho

Manoel Dias de Albuquerque Filho

Cirurgião geral

Salvador

kyung Koo Han

kyung Koo Han

Ginecologista

Barueri

Felipe Sertã Portugal

Felipe Sertã Portugal

Ginecologista, Cirurgião geral

Rio de Janeiro

Cristiane Leme Arbeli

Cristiane Leme Arbeli

Ginecologista

Jundiaí

Karina Adami

Karina Adami

Ginecologista

Salvador

Arthur Andrade Alves

Arthur Andrade Alves

Ginecologista

Governador Valadares

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1058 perguntas sobre Mioma
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.