Tenho 40 anos, duas filhas. Meu útero mede 9,8cmx 9,0x 6,4, com volume de 295,22cm. Contém nódulos

3 respostas
Tenho 40 anos, duas filhas. Meu útero mede 9,8cmx 9,0x 6,4, com volume de 295,22cm. Contém nódulos intramurais com número estimado em 09, sendo o maior localizado me parede fúndica e lateral (3,9 cm x 3,3cm). Como devo proceder nesse caso, qual o diagnóstico? Me ajudem, por favor.
Olá, casos como o seu, em geral, tratam-se de miomas uterinos. Os leiomiomas do útero estão presentes em mais da metade das mulheres e devem ser tratados quando apresentam sintomas. O tratamento pode ser clínico (com medicamentos como anti-inflamatórios, agentes similares a hormônios, entre eles) ou cirúrgico, podendo ser retirado todo o útero ou parte dele, ou mesmo apenas os miomas, e quando optado por tratamento cirúrgico, sempre que possível, deve-se preferir a cirurgia minimamente invasiva, que oferece menor risco de complicações, como menos perda de sangue, menor risco de transfusão, menor risco de hérnias, menos dor no pós operatório e retorno mais rápido as atividades. A embolização dos miomas também é opção, especialmente para os pacientes que não desejam ter mais gestações. Converse com um ginecologista de confiança para definir o diagnóstico e a melhor opção de tratamento.

Você é portadora de miomas uterinos. A conduta para seu caso vai depender de seus objetivos: se pretende engravidar ainda, se você tem clinica de sangramento excessivo ou muita cólica menstrual, se você tem anemia ou se esses miomas são assintomáticos e foram só encontrados no exame de imagem. Os tratamentos vão variar de acordo com todos essas variações clínicas as quais me referi. Sugiro que converse com seu ginecologista e ele poderá te orientar quanto ao tratamento, mas atualmente podemos fazer vários tipos de intervenção sem que o útero necessariamente seja retirado.
Olá. Você provavelmente tem leiomiomas ou miomas uterinos. Os miomas são tumores benignos útero muito frequentes, presentes em 40 a 80% das mulheres, com risco de malignidade muito baixo. Apenas 20% das mulheres com miomas apresentam algum sintoma e necessitam de tratamento, como sangramento uterino anormal, cólicas menstruais, dor pélvica, dor nas relações e infertilidade. O tratamento não necessariamente é cirúrgico e deve ser individualizado. Medicações como anticoncepcionais, hormônios, anti-inflamatórios e anti-fibrinolitico podem ser usados no tratamento clínico. Na falha do tratamento clínico e em miomas de grandes dimensões ou rápido crescimento, a cirurgia deve ser considerada. A embolização de artérias uterinas é uma alternativa ao tratamento. No caso de miomas dentro da cavidade uterina ou submucosos, a histeroscopia pode ser avaliada. Mas mulheres que querem preservar o útero, a retirada apenas dos miomas é possível.
Converse com o seu médico.