Tenho 39 anos, voltei a estudar recentemente. Tenho dificuldades e muita falta de atenção, perco o
8
respostas
Tenho 39 anos, voltei a estudar recentemente. Tenho dificuldades e muita falta de atenção, perco o foco constantemente e me vejo longe em pensamentos. Gostaria de um especialista que possa me ajudar, qual o melhor a procurar?
Você é bastante jovem para achar que pode ser por causa da idade. Pode ser que você tenha o pensamento acelerado, preciso saber se o estudo que você esta fazendo é prioridade na sua vida. Somente após uma triagem poderá ser feito um diagnóstico. Procure um psicólogo.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
A atenção consiste na seleção da informação necessária, processamento dos programas seletivos de ação e manutenção de um controle permanente de tais processos. O desenvolvimento da atenção passa pelo desenvolvimento de mecanismos cerebrais inibitórios. Portanto é necessário uma avaliação e intervenção neuropsicológica que podem identificar as defasagens e organizar um tratamento de reabilitação ou habilitação das funções cerebrais que estejam interferindo em sua capacidade de atenção. A psicoterapia entra como uma ferramenta de tratamento neuropsicológico que também utiliza atividades para auxiliar na habilitação cerebral. Procure um médico neurologista e um psicólogo especialista para uma bateria de avaliação Neuropsicológica. Com uma equipe multidisciplinar, o seu tratamento terá um sucesso efetivo.
Em casos de dificuldade de atenção/concentração é fundamental passar por uma investigação. Procurar um neuropsiquiatra, realizar um avaliação neuropsicológica para investigar o funcionamento cognitivo. O tratamento pode ser uma intervenção de reabilitação e/ou tratamento com psicoterapia cognitivo-comportamental.
Do ponto de vista da saúde mental, rebaixamento do humor (humor depressivo ou deprimido) e estresse/ansiedade devem ser os primeiros pontos a serem investigados como causa para falta de concentração e/ou memória. Afastadas as causas orgânicas pelo seu clínico geral, consulte um psicólogo de sua confiança. Particularmente sou contra especialismos de primeiro momento, nada substitui um bom clínico; médico e psicologo.
Bom dia. Existem 03 especialidades principais que podem lhe ajudar: neurologista, psiquiatra e psicólogo. Mesmo sendo profissionais com títulos da especialidade você precisará encontrar um que tenha o conhecimento em Transtorno de Déficit de Atenção com ou sem Hiperatividade. O passo seguinte será você passar por uma avaliação minuciosa para conseguir identificar se é um TDAH ou não e caso seja um TDAH, se existe algum outro transtorno associado. A avaliação correta deve ser realizada por um médico (entrevista de anmese minuciosa) e por um psicólogo especialista no assunto (que irá fazer uma bateria de testes psicológicos e entrevistas específicas). Com todas essas informações os profissionais poderão te sugerir o tratamento (se será necessário alguma medicação ou se o trabalho da psicoterapia com enfoque na terapia cognitivo-comportamental) já será o suficiente. Abraço
Um neurologista podera ajudá-la no caso de um possível Transtorno de déficit de atenção. Entretanto, um psicóloga poderá ajudar a identificar o que está acontecendo e mantendo sua falta de atenção.
Procure um psiquiatra que tenha experiência em Transtorno de Deficit de Atenção e Hiperatividade. Após uma avaliação poderá realizar um tratamento bem sucedido e resolver essas dificuldades na aprendizagem. Não perca tempo e termine por prejudicar os seus objetivos! A psicoterapia vai te ajudar a recuperar a auto confiança com também corrigir os seus problemas cognitivos (Terapia Cognitiva Comportamental, AT, PNL).
Um psicólogo com a abordagem da Terapia Cognitivo-Comportamental pode ser um profissional relevante para essa questão. Além de uma avaliação construída com você sobre seu momento atual, ele fará uso de técnicas que contribuem para o melhor aproveitamento do seu tempo, maior organização, redução de procrastinação e distração e maior equilíbrio cotidiano nas suas áreas da vida.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- tenho um problema sério com a procrastinação na hora dos estudos, eu sei que preciso muito estudar, mas não consigo começar. Não consigo sentar na frente do meu computador e ver as matérias, eu simplesmente não consigo. Isso tá me deixando péssimo, desde minha infância eu fui enrolado e desatento para…
- Tenho 21 anos e estou com um pré diagnóstico de TDA, ainda em fase de exames. Enquanto o resultado não sai, a neuro me receitou uma vitamina (Quelatus Mind) pois tenho muita dificuldade em me concentrar, manter o foco e criar rotina e isso me atrapalha nos estudos. o uso dessa vitamina (ou similares)…
- Prezados(as), agradeço antecipadamente toda interação. Após consulta com Neurologista, foi devidamente diagnosticado com déficit de atenção, que estava me prejudicando no trabalho. Ele receitou o Medato 10mg, tomar de manhã. Minha dúvida é: O Medato, seria de liberação rápida ou mais prolongada…
- Meu filho tem TdAH. Quais as causas e sintomas? porque ele está agindo muito estranho, mente diz q nao fez, que nunca vai fazer de novo e repete
- Olá boa noite, faço faculdade e realmente não consigo me concentrar nos estudos, muitas vezes não tenho vontade de fazer nada as vezes acho que estou entrando em depressão. Devo procurar um Psicólogo?
- Minha filha tem 9 anos , esta no 3 ano do ensino fundamental, percebo que tem dificuldade de concentração e dispersa , demora horas para copiar o dever , o que pode ser ? Será que ela tem déficit de atenção ? Preciso procurar ajuda de um psicólogo?
- Gostaria de saber, se existe avaliação para Deficit de atenção
- Em casos de devaneio excessivo mal adaptado, devo procurar ajuda de um psicólogo ou de um psiquiatra? Ou dos dois?
- Olá ! Estou me sentindo muito incomodada com a dificuldade que estou tendo de um tempo pra cá para aprender e memorar sobre as coisas, e isso está atrapalhando muito no meu desempenho profissional e pessoal, não consigo ter animo mais pra nada. cheguei a ir em uma neurologista e ela simplesmente…
- Tenho TDHA e não uso remédios por que eles não funcionaram comigo. Comecei a pratica mindfunnes porem estou com dificuldade. Pessoa com TDHA conseguem pratica mindfunnes? Um psicologo poderia mim ajuda a conseguir pratica essa técnica?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 33 perguntas sobre Transtornos de déficit de atenção e do comportamento disruptivo
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.