Tenho 38 anos,tive três gravidezes esse ano,em janeiro de gêmeos,perdi com 9 semanas,em julho,atrasou,

3 respostas
Tenho 38 anos,tive três gravidezes esse ano,em janeiro de gêmeos,perdi com 9 semanas,em julho,atrasou, fiz teste de farmácia e deu positivo,depois de uns dias fiz o beta e indeterminado,10 dias depois menstruei,em setembro perdi com 6 semanas, é possível investigar sem antes ir a um geneticista?
Olá. A presença de 3 abortamentos consecutivos fecha o diagnóstico de abortamento de repetição ou habitual. Neste caso, alterações uterinas deverão ser investigadas; a síndrome do anticorpo antifosfolípide e trombofilias hereditárias poderão ser pesquisadas; alterações hormonais deverão ser pesquisadas; e a avaliação genética do casal deverá ser realizada.
É bom lembrar que a fertilidade da mulher reduz e o risco de malformações aumenta a partir dos 35 anos. O fato de você ter 38 anos pode estar cooperando para esses abortamentos. A principal causa de abortamento é a aneuploidia ou malformações genéticas.
Converse com o seu médico. Ele irá lhe ajudar a fazer os diagnósticos e tratamentos necessários para que possa engravidar.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, após 3 abortamentos seguidos é recomendado formalmente a investigação com um ginecologista e obstetra. Se houver necessidade de avaliação com geneticista será orientada após as primeiras conclusões.
Atualmente, com dois abortamentos espontâneos já está justificada uma investigação da etiologia. Anteriomente se esperava a ocorrência de pelo menos 3 perdas gestacionais para iniciar a investigação.
O geneticista é um profissional que deve ser consultado nos casos de abortamento habitual. Na rotina de investigação costuma-se solicitar um cariotipo com bandas G do casal para afastar a possibilidade de um deles ser portador de uma anomalia cromossômica estrutural equilibrada (translocação). A pesquisa de trombofilia também é importante, e ela é feita através de exames moleculares para afastar alterações em alguns genes (fator V de Leyden, MTHFR, PAI-1, e gene da protrombina). A idade de 38 anos é um fator de maior risco para conceber fetos trissômicos, os quais têm uma tendencia de serem naturalmente abortados (seleção natural). É importante lembrar que em 30% dos casos de abortamento habitual a causa é desconhecida.

Especialistas

Juliana Jorge Romano

Juliana Jorge Romano

Ginecologista

São Paulo

Giovanna Brandolim

Giovanna Brandolim

Ginecologista

Astorga

Vitor Modesto

Vitor Modesto

Ginecologista

Surubim

Kurt Neulaender Neto

Kurt Neulaender Neto

Ginecologista

Joinville

João Lucas Neto

João Lucas Neto

Ginecologista

Goiânia

Jorge Wilson Brum

Jorge Wilson Brum

Ginecologista

Uberlândia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 39 perguntas sobre Abortamento Habitual
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.