Tenho 38 anos e sou pré diabetico, é possível reverter um quadro de pré diabetes?

7 respostas
Tenho 38 anos e sou pré diabetico, é possível reverter um quadro de pré diabetes?
Boa tarde.
Nos quadros de “pré Diabetes” é possível sim que retorne a valores normais de glicemia se cumprir todas as etapas do tratamento - em especial a reeducação alimentar, orientada por um nutricionista e a atividade física.
Sugiro uma avaliação médica com foco na prevenção e tratamento precoce.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá! Depende da uma serie de fatores, sobretudo da sua reserva do pâncreas (pra isso existem alguns exames especificos pra isso), existência de resitência insulínica, minerais que podem melhorar a ação da insulina, além da sua adesão a mudança de estilo de vida, como alimentação e atividade física.
Sim ,com dieta e exercício físico
Sim, é possível. Se você tem obesidade ou sobrepeso, o recomendado é perder de 5 a 10% do peso, assim como praticar no mínimo 150 minutos de atividade física por semana. Essa são as medidas mais eficazes. É importante também reduzir a ingesta de carboidratos e, se possível, cortar açucares. Tratamento medicamentoso orientado por um médico também pode ser necessário.
Sim, com dieta e exercício físico. Cuidado com medicações para o " pré-diabetes ". O sonho de consumo dos grandes laboratórios é que seja oficializado o uso de medicação para todos os pré-diabéticos. Não há indicação de medicação a não ser para alguns poucos casos. A propósito não é alta a proporção dos pré-diabéticos que de fato evoluem para diabete. Portanto relaxe. Mas diminua esta barriguinha aí e comece a se mexer.
Olá,
Na maioria das vezes, o pré-diabetes é marcado por uma resistência à insulina, mas com uma produção de insulina ainda adequada ou pouco reduzida. Caso este seja o seu caso, a reversão é possível, caso você siga uma plano de reeducação alimentar, exercícios regulares e em alguns casos, use alguns medicamentos. Procure um endocrinologista para ajudá-lo nesse processo!
Há sim esta possibilidade, sobretudo com mudanças do estilo de vida: reeducação alimentar (diminuindo, sobretudo, a ingesta de carboidratos simples e com alto índice glicêmico - procure orientação médica e nutricional)) e associando a atividade física regular com o mínimo de 150 minutos por semana!
A hora de reverter é agora!!!!
Boa sorte!

Especialistas

Glauber Marinho

Glauber Marinho

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Daniel Petlik

Daniel Petlik

Cardiologista, Médico clínico geral

São Paulo

Hermano Glauber Branquinho Linhares

Hermano Glauber Branquinho Linhares

Médico clínico geral

Belo Horizonte

Ende Tâned

Ende Tâned

Endocrinologista

São Luís

Agendar uma visita
Thiago Cezar Rocha Azevedo

Thiago Cezar Rocha Azevedo

Médico clínico geral

Recife

Renata Maria Monteiro Leite

Renata Maria Monteiro Leite

Endocrinologista

Rio de Janeiro

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1606 perguntas sobre Níveis de glicose no sangue
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.