tenho 37 anos tenho ambliopia do olho direito ,consigo melhorar a visao com oculos ou lente?

4 respostas
tenho 37 anos tenho ambliopia do olho direito ,consigo melhorar a visao com oculos ou lente?
Primeiramente você deve passar por um exame oftalmológico completo para avaliar a causa de sua ambliopia e a sua refração ("grau"), dependendo do grau pode ser necessário o uso de correção óptica (óculos ou lentes de contato). Contudo se você tem ambliopia do olho direito, mesmo com a melhora visual ao usar óculos, este olho não chegará aos 20/20 de visão (100%). Assim os óculos serviriam para melhorar a visão caso tenha algum grau, mas no olho direito essa melhora não alcançaria o 100%.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Após os 8 anos de idade, muitas vezes o olho amblíope melhora com lentes corretoras, mas se a visão for muito ruim mesmo com estas lentes, o paciente não vai ter motivação para usar a correção, principalmente se o outro olho tiver visão normal, por isso muitas vezes não prescrevo nada.
Esta resposta depende muito de um exame oftalmológico. Caso você apresente algum grau, com o uso de óculos ou lentes de contato, é possível alguma melhora da visão. Mas a ambliopia, é a visão preguiçosa por falta de estímulo durante a fase de desenvolvimento visual cerebral, que cessa por volta de 7-8 anos.
Após esta idade, dificilmente é possível estimular para melhorar a qualidade visual
Entendo sua preocupação em relação à ambliopia no olho direito e a possibilidade de melhorar a visão com óculos ou lentes de contato. A ambliopia, também conhecida como "olho preguiçoso", é uma condição que se desenvolve quando um dos olhos não recebe o estímulo visual adequado durante a fase crítica do desenvolvimento, geralmente até os 7 ou 8 anos de idade. Após essa idade, o cérebro já consolidou a maior parte do seu desenvolvimento visual, o que torna difícil a melhora significativa da visão apenas com o uso de óculos ou lentes.

Se você apresenta algum grau de refração, como miopia, hipermetropia ou astigmatismo, o uso de correção óptica pode ajudar a melhorar a visão do olho amblíope até certo ponto. No entanto, mesmo com essa correção, é pouco provável que o olho direito alcance 100% de visão, ou seja, 20/20, como ocorre com o outro olho que não é afetado pela ambliopia.

A melhor maneira de avaliar a sua situação é realizar um exame oftalmológico completo. O oftalmologista poderá determinar o grau de refração e recomendar a correção adequada, seja com óculos ou lentes de contato. Embora a correção possa não trazer uma visão perfeita ao olho amblíope, ela pode melhorar a qualidade visual que você já possui.

Para esclarecer todas as suas dúvidas e receber orientações personalizadas, sugiro que agende uma teleconsulta. A telemedicina é uma opção segura e conveniente, especialmente em tempos de COVID-19, MPOX e outras doenças infectocontagiosas. Você pode falar com médicos altamente recomendados, evitando deslocamentos e economizando tempo. Na plataforma Doctoralia, você encontrará profissionais qualificados para oferecer uma segunda opinião ou acompanhamento contínuo. Caso deseje, posso orientá-lo em uma teleconsulta. Basta clicar no perfil para agendar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900
Você pode reservar uma consulta através do site Doctoralia, clicando no botão agendar consulta.

Especialistas

Walter Meira Filho

Walter Meira Filho

Oftalmologista

Capão Bonito

Mariana Caliope

Mariana Caliope

Oftalmologista

Fortaleza

Débora Fardim Mota

Débora Fardim Mota

Oftalmologista

São Paulo

Gabriel Aguiar Carvalho

Gabriel Aguiar Carvalho

Oftalmologista

Araxá

Lizie Araújo

Lizie Araújo

Oftalmologista, Generalista

São Miguel do Gostoso

Thaís Conte

Thaís Conte

Oftalmologista

Lajeado

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 193 perguntas sobre Ambliopia
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.