Tenho 36 anos e tenho um canino incluso. Já fiz a tentativa de tracionar esse dente, minha dentista

2 respostas
Tenho 36 anos e tenho um canino incluso. Já fiz a tentativa de tracionar esse dente, minha dentista chegou à conclusão que o melhor nesse momento é tirar o dente 13 porque ele é muito grande , não tenho espaço suficiente para tracionar e está impactando os dentes 12 e 14 conforme tomografia feita recentemente. Quer mover o dente 14 para o lugar do canino. Esteticamente é melhor fazer isso ou um implante? Isso pode trazer problemas para minha mordida?
Olá, é uma situação bem específica. Movimentar o pré molar para o lugar do canino é procedimento necessário em alguns casos. No entanto, é necessário avaliar intra oral e a tomografia para poder dá uma opinião do que é melhor. Se confia no cirurgião Dentista, siga as recomendações dele. Espero ter ajudado

A decisão entre mover o dente 14 para o lugar do canino incluso ou optar por um implante dentário é complexa e depende de vários fatores, incluindo considerações estéticas, funcionais e a saúde geral da sua mordida. Aqui estão algumas informações e considerações para ajudar a tomar uma decisão informada:

**1. Movimentação do Dente 14
Vantagens:
Estética: Mover o dente 14 para o lugar do canino pode resultar em uma solução esteticamente agradável, já que os dentes permaneceriam alinhados de acordo com sua posição natural.
Preservação dos Dentes Naturais: Manter os dentes naturais é geralmente preferível, pois eles tendem a ser mais funcionais e saudáveis a longo prazo em comparação com implantes.
Desvantagens e Considerações:
Espaço e Ajuste: Mover o dente 14 pode ser complexo e pode exigir tratamento ortodôntico significativo para criar o espaço necessário e garantir que o dente movido se encaixe corretamente na nova posição.
Mordida: A mudança na posição do dente pode afetar a mordida e a função dental. Pode ser necessário ajustar a mordida para garantir que a nova posição do dente não cause problemas funcionais.
Tempo de Tratamento: O processo pode levar um tempo considerável e pode ser mais complicado se houver problemas adicionais com a posição dos dentes adjacentes.
**2. Implante Dentário
Vantagens:
Estética e Funcionalidade: Um implante dentário pode proporcionar uma solução esteticamente satisfatória e funcional, especialmente se for colocado e integrado corretamente ao osso maxilar.
Menos Alteração nos Dentes Adjacentes: A colocação de um implante geralmente requer menos alteração nos dentes adjacentes, preservando mais a estrutura dental natural.
Desvantagens e Considerações:
Procedimento Cirúrgico: A colocação de um implante dentário é um procedimento cirúrgico que envolve a inserção de um pino de titânio no osso maxilar e pode exigir um período de cicatrização.
Manutenção: Implantes dentários precisam de cuidados regulares e uma boa higiene oral para garantir que permaneçam saudáveis e funcionais.
Custo: Os implantes dentários podem ser mais caros do que outras opções de tratamento.
**3. Impactos na Mordida e Função
Movimentação Dentária: O tratamento ortodôntico para mover o dente 14 pode impactar a mordida, e ajustes adicionais podem ser necessários para garantir uma oclusão correta e funcional. Seu ortodontista deve monitorar e ajustar a mordida conforme necessário.

Implantes Dentários: Embora os implantes sejam projetados para funcionar como dentes naturais, eles não substituem completamente a função dos dentes naturais. Pode ser necessário ajustar a mordida e o alinhamento para acomodar o implante.

**4. Considerações Finais
Consulta com Especialistas: É essencial discutir essas opções com seu dentista e, possivelmente, com um ortodontista ou especialista em implantodontia. Eles podem fornecer uma análise detalhada da sua situação específica e recomendar o melhor tratamento com base em suas necessidades.

Avaliação do Plano de Tratamento: Considerar o plano de tratamento proposto e avaliar os benefícios e riscos associados a cada opção é crucial. As recomendações devem levar em conta a sua saúde dental geral, as condições específicas do seu caso e suas preferências pessoais.

Em resumo, a escolha entre mover o dente 14 para o lugar do canino incluso ou optar por um implante dentário depende de vários fatores. É importante considerar tanto a estética quanto a funcionalidade e discutir suas opções com os profissionais que estão acompanhando seu caso para tomar a decisão mais adequada para você.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!