Tenho 35 anos, sei que tenho sop desde os 21 anos. Tenho 2 filhos (nao fiz tratamento pra engravidar);pêlos,

3 respostas
Tenho 35 anos, sei que tenho sop desde os 21 anos. Tenho 2 filhos (nao fiz tratamento pra engravidar);pêlos, aumento de peso (ganhei 20 kgs), irregularidade menstrual, oleosidade na pele. Minha gineco e endócrino, só prescrevem anticoncepcional. Não tenho diabetes nem resistência. Só o AC é o ideal?
Olá muito obrigado pela sua pergunta, mas em casos de Síndrome dos Ovários Policísticos geralmente se faz necessário mais de um tipo de tratamento pois apenas o uso do anticoncepcional de forma contínua, permite que ocorram ciclos anovulatórios e assim não permitimos que haja uma piora. Mas o tratamento cosmético geralmente se faz com alguns outros recursos medicamentosos de médio prazo, assim considere em seu caso o uso de outras medicações, mas converse com seu médico de confiança.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O tratamento é sempre direcionado para a queixa atual, considerando as alterações dermatológicas e irregularidade menstrual, ambas são bem tratadas com anticoncepcionais. Importante ressaltar que mesmo sem diabetes ou resistência a insulina, adequação de hábitos de vida como dieta, exercício físico e por consequência perda de peso podem trazer grandes benefícios também aos sintomas. Em casos nos quais essas intervenções não são suficientes, existem outras possibilidades terapêuticas, que não são a primeira linha de tratamento.
Olá. O ovário policístico é uma síndrome endócrino-metabólica de caráter genético e hereditário. Está associada a irregularidade menstrual, acne, oleosidade da pele, excesso de pêlos, infertilidade, cistos nos ovários, diabetes, aumento do colesterol, risco de doenças cardiovasculares, etc.
O anticoncepcional não trata o ovário policístico mas controla os sintomas como irregularidade menstrual, acne, excesso de pêlos, cistos nos ovários, etc. Quando você parar o anticoncepcional os sintomas poderão retornar.
Essa síndrome não tem cura mas controle. Esse controle passa pela mudança do estilo de vida, atividades físicas, perda e controle de peso, dieta pobre em gordura e carboidratos.
A mulher com ovário policístico não terá necessariamente dificuldade para engravidar.
O anticoncepcional é fundamental para evitar a gravidez indesejada.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu tratamento

Especialistas

Giovana Coelho de Lima

Giovana Coelho de Lima

Endocrinologista

Campos Gerais

Laura Leber

Laura Leber

Ginecologista

São Paulo

Bernadete Nonnenmacher

Bernadete Nonnenmacher

Ginecologista

Porto Alegre

Susana Mesquita

Susana Mesquita

Ginecologista

Salvador

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Ginecologista

Rio de Janeiro

Isabella de Souza

Isabella de Souza

Ginecologista

Jundiaí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 596 perguntas sobre Síndrome do ovário policístico - SOP
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.