Tenho 35 anos e líquen vulgar a mais de 20 anos (diagnosticado por biópsia). Não tenho coceira nem
3
respostas
Tenho 35 anos e líquen vulgar a mais de 20 anos (diagnosticado por biópsia). Não tenho coceira nem ardência, mas tenho a mancha branca na área vaginal. Os ginecologistas que já passei, falaram que não tem necessidade do uso de corticóides por não ter mais sintomas. Consigo ter parto normal?
Sim claro
O Líquen vulgar crônico controlado não é uma contra-indicação nem influi na tentativa de parto normal!
Mas para aumentar sua chance de sucesso no parto normal faça um bom pré-natal com uma preparação prévia adequada durante a gravidez tanto física como psicologicamente.
Se possível agende uma consulta pré-gestacional com seu médico, melhor ainda.
Abraço
Sucesso!
O Líquen vulgar crônico controlado não é uma contra-indicação nem influi na tentativa de parto normal!
Mas para aumentar sua chance de sucesso no parto normal faça um bom pré-natal com uma preparação prévia adequada durante a gravidez tanto física como psicologicamente.
Se possível agende uma consulta pré-gestacional com seu médico, melhor ainda.
Abraço
Sucesso!
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Dr. Francisco Batista Oliveira
Ginecologista, Especialista em medicina estética, Sexólogo
Belo Horizonte
Olá. Obrigado por escrever. Sua pergunta: "consigo ter parto vaginal com líquen vulgar?" Sua resposta é sim, pois o líquen vulgar não é nem infeccioso e nem contagioso, e definitivamente "não passa para o bebê" no momento do nascimento. Pode se tranquilizar. Algumas pacientes podem ter alguma fragilidade na pele da vulva onde está a lesão do líquen, e talvez apresentar alguma escoriação local no momento do parto vaginal. De um ponto de vista técnico, o uso benéfico do corticóide sobre a lesão do líquen pode levar a uma maior fragilidade dessa pele, levando às ditas escoriações. Mas cada caso é um caso. Sugiro não se preocupar agora, com a questão do parto, e sim, com o líquen. Apesar de o líquen ser algo tranqüilo, eu "respeito" muito toda e qualquer lesão branca da vulva. Toda atenção a essas lesões é pouca.
O Líquen Vulvar assintomático não requer tratamento, porém deve ser revisto anualmente.
Não impede um parto normal
Não impede um parto normal
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Tenho líquen escleroso vulvar e estou fazendo tratamento com uso de propionato de clobetasol pomada mas não estou tendo melhora. Posso usar pomada que contém antibiótico para tratar?
- Quem tem líquen escleroso vulvar pode fazer caminhada?
- Há medicamentos que podem agravar o líquen vulvar?
- Não tenho orgasmo percebi que não tenho mais o clítoris o que posso fazer?
- Meu clitóris diminuiu, isso é um problema que preciso me preocupar? Pq não sinto incômodo nenhum sem ele.
- Qual a diferença entre liquen e câncer vulvar? Eu estava com prurido mais desapareceu. Minha ginecologista mesmo assim pediu a biopsia estou aguardando o resultado.
- Bom dia! Qual intervalo minimo e máximo entre as sessões de laser para liquen?
- Apareceu uma bolha perto do clítoris foi quando eu mexi nela como se fosse uma bolinha perto do clítoris, coça tbm, oq pode ser?, dói quando eu mexo
- Tenho 29 anos , ah quase um ano fui diagnosticada com líquen escleroso ! No início um dos sintomas foi uma queimação muito forte , faço tratamento com psorex , senti uma melhora bem pouco ! Mas quando tenho relação com meu namorado sigo ardência e no dia seguinte a pele fica sensível e muito vermelha…
- É possivel viver com liquen sem atrofia total da vulva?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 131 perguntas sobre Líquen Escleroso Vulvar
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.