Tenho 30 anos. Tomo anticoncepcional desde os 18. Há 4 anos mudei do Tâmisa 20 para o Siblima e desde

3 respostas
Tenho 30 anos. Tomo anticoncepcional desde os 18. Há 4 anos mudei do Tâmisa 20 para o Siblima e desde então não menstruo mais, mesmo fazendo a pausa de 4 dias. Isso é normal? Estou preocupada, pois ainda não tenho filhos.
Olá. Nunca use ou troque o seu anticoncepcional sem a ajuda do seu médico. Nem todas as mulheres podem usar qualquer anticoncepcional. Essas medicações podem estar associadas a eventos graves como trombose.
O fato de você não menstruar e o uso do anticoncepcional a longo prazo reduz a sua fertilidade e não dificulta uma futura gravidez.
É bom lembrar que a fertilidade da mulher reduz a partir dos 35 anos. Após esta idade, ocorre aumento do número de malformações. Todas as mulheres deveriam ter seus filhos até os 35 anos.
O fato de você não menstruar se deve a pausa mais curta do anticoncepcional e a baixíssima dosagem hormonal. Algumas mulheres se incomodam de não menstruar? Se este for o seu caso, discuta a troca do seu anticoncepcional com o seu médico. Converse com o seu médico. Discuta a sua anticoncepção. Esclareça suas dúvidas.

O uso prolongado de anticoncepcional, pode deixar o endométrio, tecido que reveste o útero e responsável pela menstruaçao, muito fino. Por isso, não menstruar mesmo na pausa do remédio pode ser super normal. Isso não interfere com sua capacidade de ter filhos no futuro. De qualquer forma converse com seu ginecologista para confirmar se está tudo ok
Quando você reduz o número de dias sem a Pílula (antes você fazia pausa de 7 dias e agora de 4 dias) pode ocorrer parada do sangramento.
Além disso o uso prolongado de Anticoncepcionais pode deixar o endométrio (camada do útero que descama na menstruação) tão fina que a mulher para de menstruar.
Em relação ao desejo de ter filhos, fique tranquila. O uso prolongado de Anticoncepcionais não afeta sua fertilidade!