Tenho 30 anos e meu rim direito foi diadinosticado com estenose de jup comi itu de repeticao. Fis uma

5 respostas
Tenho 30 anos e meu rim direito foi diadinosticado com estenose de jup comi itu de repeticao. Fis uma tumografia e o rim perdeu a funcao parou. E o urologista ja mim indicou nefroctomia parcial. Isso e correto? E depois da cirurgia posso engravidar?
Talvez deva avaliar mais a fundo a função renal com cintilografia! Isso ajudará a definir a melhor cirurgia! Quanto a gravidez, sem problemas! Att

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Sim, pode engravidar sim. Sem problemas
Sucesso
Na Estenose de JUP deve-se certificar da perda da função com cintilografia renal. Em caso de Exclusão Renal (Rim não funciona) e com Infecção Urinária de repetição ideal é uma Nefrectomia total.
Essa condição não interfere na gestação. (Pode engravidar).
A indicação de nefrectomia parcial para tratamento de Estenose de JUP é absolutamente inconsistente. A estenose de JUP pode ser tratada com uretero-pioloplastia visando preservar a função da unidade renal quando ela ainda está funcionante. Nos casos comprometimento severo do parênquima renal com função inferior a 15% e ITU de repetição a Nefrectomia está indicada. Se após o tratamento o paciente tem função renal contra-lateral preservada, não há nenhum problema em se engravidar.
Estenose de Jup é uma condição em que ha uma obstrução do fluxo urinário logo na saída do rim, na parte inicial do ureter,canal que conduz a urina do rim até a bexiga. Algumas estenoses ou estreitamentos podem ocasionar o represamento da urina dentro do rim ocasionando uma dilatação levando por vezes a destruição completa do órgão alem de episodios de infecção urinaria de repetição. Em outras situações a obstrução é parcial e o rim pode drenar a urina sem maiores problemas. A indicação de retirar o rim se dá quando o rim foi completamente destruido pela dilatação ou pelos episodios recorrentes de infecção. Nestes casos a nefrectomia total ( e nao parcial) está corretamente indicada.

Especialistas

Lessandro Curcio

Lessandro Curcio

Urologista

Rio de Janeiro

Hiury Silva Andrade

Hiury Silva Andrade

Urologista

São Paulo

Bruno Salomão

Bruno Salomão

Urologista

Juiz de Fora

Agendar uma visita
Auri Ferreira dos Santos

Auri Ferreira dos Santos

Nefrologista, Médico clínico geral

Porto Alegre

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 384 perguntas sobre Nefrectomia parcial
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.