Tenho 30 anos e, após avaliação com uma neuropsicóloga, foi sugerido a hipótese diagnostica de autis

2 respostas
Tenho 30 anos e, após avaliação com uma neuropsicóloga, foi sugerido a hipótese diagnostica de autismo e borderline. No entanto, após conversar com meu psiquiatra, ele discordou sobre o diagnóstico de autismo em adultos, dizendo que apenas crianças podem ser diagnosticadas com autismo. Gostaria de saber se o diagnóstico tardio de autismo em adultos é possível?
Olá!
O transtorno do espectro autista é uma doença que começa a demonstrar sintomas logo na infância. O que o seu psiquiatra quis lhe dizer, provavelmente, se relaciona com essa informação, que o autismo, de forma obrigatória, começa na infância. Mas isso não significa que você não tenha autismo, porque a depender do grau dos sintomas e o nível de atenção e recursos disponíveis à criança, os sintomas podem passar desapercebidos pelos pais ou outras pessoas envolvidas no cuidado à criança, levando a não diagnosticar a doença precocemente ou realizar diagnóstico equivocado. Sendo assim, sugiro que converse com um psiquiatra para que ele possa fazer uma avaliação mais minuciosa da presença ou não de sintomas do transtorno do espectro autista na infância.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Todo adulto autista foi uma criança autista. Logo, é totalmente possível que o TEA exista em adultos e o médico realmente falou isso, ele está errado. O diagnóstico tardio de autismo é possível e sua definição vai depender das características apresentadas, da história de vida, da exclusão de outros diagnósticos, da complexidade do caso. Em alguns casos, esse diagnóstico pode ser fácil ou pode exigir mais tempo de análise ou investigações complementares como avaliação neuropsicológica, avaliação auditiva, (...)

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!

  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.