Tenho 28 anos e fui detectado com ovários policísticos aos 14. Até hoje tomo anticoncepcional diane

4 respostas
Tenho 28 anos e fui detectado com ovários policísticos aos 14. Até hoje tomo anticoncepcional diane 35 para tratar. Recentemente fiz ultrassom e detectou ovários policísticos mesmo tomando anticoncepcional, isso é possível? No exame de sangue, o estradiol deu 50 (baixo), há relação? o que pode ser?
Olá. O ovário policístico é uma síndrome endocrino-metabólica de caráter genético e hereditário. Cursa com irregularidade menstrual, acne, excesso de pêlos, oleosidade excessiva da pele, aumento dos hormônios androgênios, cistos nos ovários, excesso de peso, diabetes, alteração do colesterol, infertilidade, doenças cardiovasculares, etc. Não tem cura mas controle, baseado em mudança do estilo de vida, atividades físicas, perda e controle de peso, dieta pobre em carboidratos e gorduras.
O anticoncepcional não trata o ovário policístico mas controla os sintomas como irregularidade menstrual e acne. Quando você cessar o uso do anticoncepcional os sintomas poderão voltar.
Nunca inicie uma medicação anticoncepcional sem a ajuda. Nem todas as mulheres podem usar qualquer anticoncepcional. Essas medicações podem estar associadas a eventos graves como trombose.
O estradiol baixo pode ser devido ao uso do anticoncepcional.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Seu quadro e queixa é algo muito comum e frequente, possuindo tratamento. Diariamente, inicio esse tipo de tratamento e algumas pacientes, que além de imagens ultrassonográficas de microcistos, apresentam o quadro clínico de acne, oleosidade na pele e nos cabelos, aumento de pêlos e irregularidade menstrual. O uso de anticoncepcional é um dos tratamento mais recomendados, mas podemos lançar mão de algumas outras medicações adjuvantes a essa, que melhoram drasticamente essas queixas. Mas não deixando de realizar mudanças radicais no estilo de vida de cada paciente, principalmente no que diz respeito a nutrição e atividade física regular. Mas sempre dê preferência a profissionais capacitados e experientes com quadros como esse.
Olá, a síndrome dos ovários policísticos deve ser encarada como uma doença crônica e merece um acompanhamento de perto.
A visualização de cistos no ultrassom nao significa que tenha algo se errado.
O estradiol baixo reflete o uso do anticoncepcional. Seria interessante fazer um seguimento com outros exames laboratoriais, assim como mudanças de estilo de vida como dieta e atividade física.
Olá! O estradiol baixo é devido ao bloqueio da função ovariano pelo uso da pílula. Se vc não deseja engravidar é interessante que mantenha o uso da pílula para manter seus ovários com volume reduzido. Esta síndrome está ligada à herança diabética e às vezes se faz necessário associar alguma outra medicação para um melhor controle. Em uma consulta, seu caso poderá ser melhor avaliado e um conselho mais fundamentado poderá ser feito para que vc tenha um melhor controle da síndrome.

Especialistas

Giovana Coelho de Lima

Giovana Coelho de Lima

Endocrinologista

Campos Gerais

Laura Leber

Laura Leber

Ginecologista

São Paulo

Bernadete Nonnenmacher

Bernadete Nonnenmacher

Ginecologista

Porto Alegre

Susana Mesquita

Susana Mesquita

Ginecologista

Salvador

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Ginecologista

Rio de Janeiro

Isabella de Souza

Isabella de Souza

Ginecologista

Jundiaí

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 596 perguntas sobre Síndrome do ovário policístico - SOP
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.