Tenho 28 anos e desde criança sofro com Transtorno de Deficit de Atenção, apos parar e retornar algumas

6 respostas
Tenho 28 anos e desde criança sofro com Transtorno de Deficit de Atenção, apos parar e retornar algumas vezes os estudos, consegui terminar o ensino médio em 2008. Agora resolvi voltar aos estudos e tentar vestibular e concurso publico,mais não consigo me concentrar. O uso de Nootron pode me ajudar?
O nootron não vai ajudar, pois não há evidências científicas de que funcione para TDAH.
O TDAH é um transtorno neurobiológico e, dependendo da intensidade, é indicado o uso de medicamentos e psicoterapia adjuvante.
O primeiro passo é consultar um psiquiatra, que vai coletar a sua história e aplicar escalas de avaliação que mensuram o tipo e o grau do TDAH. Isso é importante para a escolha do tratamento mais eficaz.
Outro ponto importante é que em 2/3 dos casos o TDAH vem acompanhado de outros transtornos psiquiátricos( comorbidades), que precisam ser diagnosticados e tratados também.

Olá! no seu caso o TCC terapia cognitivo comportamental pode contribuir muito. Quanto a terapia medicamentosa o ideal e procurar um psiquiatra.
Deve sempre associar tratamento medicamentoso, com Terspia Cognitiva Comportamental, o seu progresso será mais rápido e efetivo. Converse com um psiquiatra especislizado em TDAH ele poderá lhe indicar medicacões mais adequadas para esse transtorno.

Rosana
Olá!
Quanto a medicação não posso afirmar algo para você, mas conforme o que você relata, creio que além da medicação uma psicoterapia seria viável no seu caso.
Sou Psicóloga e atendo sobe a perspectiva da Terapia Familiar Sistêmica, acompanho pacientes com TDAH e venho obtendo resultados interessantes. Com o suporte de uma Terapia Familiar Sistêmica, ou com o suporte da terapia em qualquer abordagem, muito provavelmente você conseguirá superar dificuldades de concentração.
Sei que essa não é sua dúvida, mas espero ter ajudado no que se refere a questão da concentração.
Boa sorte!
Luciana Melo.
O Nootron (piracetam) é útil para dislexia, mas não para o TDAH. A primeira opção terapêutica para o TDAH é composta pelos psicoestimulantes, tais como metilfenidato e lisdexanfetamina. A bupropiona se configura como 2ª opção, e os antidepressivos tricíclicos como 3ª opção. Como você tem 28 anos, se você tiver TDAH, esta é uma condição para a vida toda. Sugiro que você procure um psiquiatra para confirmar ou não o seu diagnóstico, e para que você possa fazer o tratamento de modo contínuo. Saber seu diagnóstico não é suficiente para que seu desempenho e qualidade de vida cheguem ao equivalente de sua capacidade intelectual. A maior parte de quem tem TDAH apresenta dificuldade para se manter em tratamento. A medicação pode fazer sua cabeça funcionar bem melhor, e você pode conseguir administrar seu tempo da forma como realmente quer, enxergando o processo sem se perder no meio do caminho.
Existem outras medicações mais adequadas ao TDAH, em que pese o fato de que o Nootron facilite o processo de aprendizagem. Mas te aconselho a procurar um neurologista para que a melhor conduta seja definida.
A Terapia Cognitivo Comportamental pode te ajudar com adequações de rotina, disciplina e organização, além de ser a melhor combinação terapêutica, em complemento à medicação no tratamento do transtorno.
Grande abraço
Rita Costa