Tenho 28 anos e aos 16 tive uma relação de 6 anos com minha primeira namorada (e eu o primeiro dela)

17 respostas
Tenho 28 anos e aos 16 tive uma relação de 6 anos com minha primeira namorada (e eu o primeiro dela) que era 2 anos mais jovem que eu e eu achava muito linda, até demais pra mim, difícil de acreditar. O término foi conturbado, mas depois percebi que eu não conseguia mais ter relação com alguém. Eu sempre tive autoestima baixa (sofri bullying ensino na infância e parte do ensino médio) e na grande maioria das vezes, sempre procurava uma menina que eu achava menos atraente, por me sentir mais confortável dessa forma. Com essas, eu conseguia manter uma relação e até transar sem problema, na minha cabeça, eu estou em uma posição ''superior''. Quando tentava me envolver com mulher mais bonitas e que principalmente tiverem outros relacionamentos, eu sempre me sinto inseguro, fico pensando nos outros relacionamentos que ela teve e não considero aquele ato sexual é insignificante para ela, apenas mais um, minha libido baixa. Além disso, tudo, me apego muito e tenho muita dependÊncia emocional. Por mais que eu esteja com essa pessoa agora e não esteja bem, não esteja conseguindo transar direito, nem estar direito, eu não consigo deixar ela ir. Só a conheço a 4 meses e já sinto isso. Às vezes quando estou com ela, simplesmente fico pensando coisas como ''para ela é só um sexo, ela já transou com outros, etc''. Eu tenho consciência de que é um pensamento ilógico, mas não consigo me livrar... Não é que eu esteja apaixonado, mas não suporto a ideia de não conseguir fazer dar certo e outra pessoa poder fazer isso no meu lugar, por eu estar super inseguro, com baixa libido (já fiz exames e fisiologicamente está tudo normal). Eu quero iniciar a terapia, estou passando por isso agora com uma pessoa que conheci... Eu já li bastante e não sei se deveria ir a um sexólogo, psicanalista ou na TCC. Qual seria a mais indicada?
Olá!
Acredito que sua pergunta está bem relacionada ao trabalho da TCC.
A terapia seguiria da seguinte forma:
Em um primeiro momento, vc precisaria ser extremamente acolhido, sem ser julgado, para entender que está tudo bem se sentir da maneira como vc se sente. Seus sentimentos são seus e são legítimos. É nesse momento que a confiança com o psicólogo começa a acontecer, e você sente se aquele é o profissional que vai te acompanhar nessa jornada de cuidar dessa situação.
Em um segundo momento, seria necessário entender exatamente como seus pensamentos acontecem, para começar o trabalho em TCC de fato. Existem alguns pensamentos que revelam crenças, verdades que nós temos sobre nós mesmos e em que acreditamos ainda que sem ter conhecimento acerca disso. Você parecer acreditar não ser suficiente para alguém, não ser digno de um relacionamento e não ser capaz de desempenhar um sexo satisfatório/significante. Essas crenças podem ser revistas na terapia e modificadas através de uma série de técnicas cognitivas que envolvem a reestruturação do pensamento para formas mais funcionais, em que você vai sentir mais confiante sobre você mesmo, e descobrir suas qualidades e novas formas de pensar os pontos que você trouxe na sua pergunta.
Ao longo do trabalho, gradualmente, você vai começar a ver os resultados, se sentir mais confiante e entender quais são os pensamentos que te atrapalham e quais podem te ajudar, e isso vai melhorar sua qualidade de vida e relacionamentos.
Espero ter ajudado. Procure ajuda, seu caso vai andar rapidinho com a TCC!

Elevar a autoestima é possível e revigorante. A psicoterapia pode servir a esse propósito e os resultados aparecem na maneira com que a pessoa passará a enfrentar dificuldades. Qualidade de pensamentos combinadas a atitudes assertivas são o caminho para mudanças. É preciso identificar como iniciar o processo de transformação e agir, construindo novos propósitos. O amor próprio parte de uma conversa entre a sua imagem no espelho (sua imagem no mundo), e aquela que você idealiza.
Olá! Compreendo sua situação e os desafios que você enfrenta em decorrência da baixa autoestima e das experiências passadas em relacionamentos.
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC): A TCC é uma abordagem eficaz para lidar com pensamentos e crenças negativas que afetam a autoestima e os relacionamentos. Através da TCC, você poderá identificar padrões de pensamento distorcidos, desenvolver mecanismos para desafiá-los e construir uma visão mais positiva de si mesmo. Essa terapia também pode te auxiliar a desenvolver habilidades de comunicação e relacionamento interpessoal mais saudáveis.
Olá! Existem várias formas de trabalho na psicologia para além das citadas por você, diante disso, considero importante que faça entrevistas para poder perceber com qual se identificará. A psicanálise, por exemplo, trabalha a partir da investigação do inconsciente, ou seja, questões que ainda não são conscientes, mas que influenciam no modo de funcionamento atual, e por isso, precisam ser elaboradas para que o sintoma não seja mais a única forma possível e necessária de se fazerem presentes. Espero ter ajudado, estou à disposição!

Olá, a escolha da abordagem terapêutica mais indicada para você vai depender de fatores como seus objetivos terapêuticos e sua afinidade com abordagens mais diretivas ou menos diretivas.

A TCC é altamente eficaz para tratar problemas de autoestima, insegurança e dependência emocional. Ela ajuda a identificar e mudar padrões de pensamento negativos e comportamentos disfuncionais.

Já a psicanálise envolve uma exploração profunda de seus pensamentos e emoções inconscientes. Pode ajudar a descobrir e resolver conflitos internos que se originaram na infância ou em experiências passadas. A psicanálise geralmente é uma abordagem de longo prazo e pode levar mais tempo para ver resultados em comparação com a TCC. Pode ser útil se você estiver interessado em uma exploração profunda e de suas experiências.

A terapia sexual (sexologia) pode ser combinada com outras formas de terapia, como a TCC, para abordar questões emocionais e cognitivas que afetam sua vida sexual.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 120
Acho que sua questão está além da impotência sexual e baixa libido. É evidente que o que está em jogo são suas concepções sobre si e sobre como se posicionar com o outro e no mundo.
Fico feliz que esteja procurando psicoterapia especializada, espero que encontre alguém com quem se identifique independente da abordagem, pois o vínculo terapêutico é igualmente importante para que as questões circundantes ao problema em si sejam também levantadas e levadas em consideração com cuidado.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 150
Boa noite! É importante você escolher um profissional da área de Psicologia. A terapia é uma forma de tratamento que visa aliviar o estresse emocional, identificar as causas dos problemas de saúde mental e auxiliar o paciente a descobrir novas formas de lidar com as questões da vida, tanto boas quanto ruins. O paciente vai se conhecer, num processo semanal. Qual a melhor abordagem? Procure um profissional no qual você se identifica independente da abordagem. Estou à disposição.
Oi!
Parece-me que você está preso a um ideal de onipotência muito alimentado pelo atual discurso social de performance. O qual, ao não ser atingido, acaba por lhe gerar um desgaste psíquico, resultando em sofrimento e possível sentimento de culpa. Por meio de um processo analítico, é possível ter sinais do que está por trás dessas questões e auxilia-lo a lidar melhor com isso.
Considerando a complexidade dos seus sentimentos e comportamentos, uma abordagem integrada pode ser a mais eficaz. Por exemplo, você pode iniciar com a TCC (Terapia Cognitivo Comportamental) para abordar os pensamentos e comportamentos disfuncionais mais imediatos e, ao mesmo tempo, considerar consultas com um sexólogo para focar nas questões sexuais
Iniciar a terapia é um passo importante e positivo em direção à melhoria de sua saúde mental e bem-estar. Boa sorte na sua jornada terapêutica, estou aqui para o que precisar, abraços!
Olá! A psicoterapia é sim recomendada. Como parece que você não esteve em terapia antes, penso que a abordagem ainda não é importante porque se trata de uma primeira experiência. Uma coisa que me chamou atenção no seu relato é que você não menciona o que motivava o bullyng na infância e no ensino médio. Isto é um fator que impacta na constituição da identidade e da auto-estima e pode estar na "raiz" das suas dificuldades.
Procure por psicoterapia, vai ajudar muito.
Olá. Que bom já estar se dirigindo para buscar auxílio e já ter em mente profissionais para procurar. Você poderá obter auxílio nas 3 opções que mencionoi. Se você puder fazer investimentos emocionais, financeiros recomendo ler, pesquisar sobre as 3 abordagens e procurar profissionais de confiança nas 3 áreas. Em seguida, você poderá ter mais clareza sobre qual caminho escolher. É possível ainda que você busque uma frente de trabalho agora e mais tarde também deseja lançar mão dos recursos das demais abordagens.
Muito bom que você tenha percebido a necessidade de ajuda terapêutica para lidar com tantas questões importantes da sua vida. A abordagem de psicoterapia que você deve escolher é a que mais combina com as suas crenças. Porém, escolher uma abordagem é menos importante que escolher um profissional com o qual você se sinta à vontade, acolhido e capaz de compartilhar sua história, dores e se sentir bem para buscar autoconhecimento e mais qualidade de vida. A terapia acontece entre duas pessoas que se conectam de verdade. Experimente e seja sincero com você e com o profissional que estiver na sua frente. Tenho certeza que você encontrará a pessoa certa para te auxiliar nesse processo.
Oiê, primeiro realmente eu acredito que deveria fazer terapia, você vem experimentando um período muito prolongado de sofrimento, de pensamentos que possivelmente são distorcidos que dificultam a regulação emocional. A terapia ajuda no enfrentamento das situações e finalmente aumentam as habilidades de tolerar mal estar, de comunicação eficaz, de identificar os sentimentos, etc. Você também pergunta qual a terapia que seria mais indicada, eu penso que a mais indicada é aquela que você melhor se adapta, mas tudo isto que citei acima é decorrente da abordagem da terapia cognitivo comportamental, a TCC. Qualquer coisa pode me chamar por aqui. Um abraço.
Olá! Como já observado por você, me parece haver uma questão central com relação ao desenvolvimento de sua autoestima. Compreender os processos envolvidos nesse desenvolvimento pode te ajudar a lidar de outras formas com as questões trazidas. Para a psicoterapia ser efetiva, mais do que a abordagem escolhida (se TCC, Psicanálise, Gestalt-terapia ou outras), é necessário o estabelecimento de um bom vínculo entre terapeuta e indivíduo. Pode ser interessante fazer algumas entrevistas para então escolher o terapeuta que vai te acompanhar no seu processo de autoconhecimento e fortalecimento de sua autoestima.
Te convidamos para uma consulta: Primeira consulta psicologia - R$ 220
A sua situação envolve questões complexas de autoestima, insegurança, dependência emocional e dificuldades sexuais. Cada uma dessas áreas pode ser trabalhada com diferentes abordagens terapêuticas. A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) é altamente eficaz para tratar problemas de autoestima, ansiedade, insegurança e dependência emocional. Ela se concentra em identificar e modificar pensamentos e comportamentos negativos, ajudando você a desenvolver maneiras mais saudáveis de pensar e agir. A TCC é prática e focada em resultados, oferecendo técnicas e estratégias específicas para lidar com seus problemas de forma estruturada e eficaz. Ela pode ser particularmente útil para lidar com suas inseguranças e pensamentos obsessivos sobre o passado de seus parceiros, além de ajudar a melhorar sua autoimagem e confiança. Embora a psicanálise possa ser útil para explorar questões profundas do seu passado e um sexólogo possa ajudar a abordar especificamente as questões relacionadas à sua libido e inseguranças sexuais, a TCC se destaca por sua abordagem direta e prática, tornando-a uma excelente opção para iniciar o tratamento. Profissionais de TCC podem ajudá-lo a desenvolver habilidades para enfrentar seus desafios emocionais e de relacionamento de maneira mais eficaz e positiva. Iniciar a terapia com um profissional qualificado pode ser um passo decisivo para melhorar sua qualidade de vida e bem-estar emocional.
Olá! A abordagem profissional servirá como recurso de escuta e operação no trabalho do profissional. Não existe um ponto limite de trabalho onde uma abordagem pode mais que a outra. É importante que o profissional elegido pelo paciente possa conter a presença de elementos que lhe promovam segurança e identificação para início de trabalho. Abraço.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 200
Olá, como tem passado?
Você pode ir a qualquer psicólogo para começar a falar mais sobre suas questões, seja ele da TCC, da psicanálise ou de qualquer outra, um ponto bem importante é achar um psicólogo que goste dele e consiga trabalhar bem e falar sobre as questões que e aflige. Parece que existem algumas questões para serem faladas sobre você mesmo, como se sente e o que pensa de si. Em uma terapia poderá falar sobre alguns pontos que abordou aí, essa dependência é uma por exemplo, de onde que ela veio? Do que você acha que depende no outro? Talvez essas mulheres com quem se relacionou estejam aí para cumprirem algum papel o qual você depende delas. Em uma terapia também poderá falar sobre questões da auto estima, o que é uma auto estima para você e como você entende a sua, a partir de onde, com influências da família e dos amigos.
Espero ter ajudado.

Não conseguiu encontrar a resposta que procurava? Faça outra pergunta!