Tenho 27 anos e sofro de pterígio nos 2 olhos, sendo que o esquerdo está mais afetado. Ambos estão s

3 respostas
Tenho 27 anos e sofro de pterígio nos 2 olhos, sendo que o esquerdo está mais afetado. Ambos estão sempre vermelhos. Sinto constrangimento Devo correr o risco de operar, mesmo correndo o risco da doença voltar?
Sugiro uma avaliação com seu oftalmologista para verificar o tamanho, grau de acometimento, etc. Muitas vezes, mesmo correndo o risco de voltar, vale a pena operar pois se ele crescer demais, pode atingir o eixo visual, cobrir a visão, ou tambem, ocasionar erros refracionais importantes, como altos astigmatismos, por ex.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
A cirurgia de pterígio costuma ser tranquila, principalmente com o uso de cola, cirurgia sem ponto, incomoda menos. Vale a pena operar. É importante usar óculos com filtro anti-UVA e anti-UVB e/ou boné, pois a radiação solar está diretamente relacionada ao crescimento do pterígio.
Olá, a técnica de exérese de pterígio com transplante de conjuntiva aliada a um bom cuidado no pós operatório geralmente reduz significativamente o risco de recidiva, mas é algo que pode acontecer. No geral, quando bem indicada, a cirurgia de pterígio promove melhora da estética e dos sintomas irritativos, compensando o risco de recidiva.

Especialistas

Fabiana Abreu

Fabiana Abreu

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita
Leonardo Cabral

Leonardo Cabral

Oftalmologista

Goiânia

Agendar uma visita
Paulo Polisuk

Paulo Polisuk

Oftalmologista

Rio de Janeiro

Agendar uma visita

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 1592 perguntas sobre Cirurgia Do Pterigio
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.