Tenho 26 anos sou muito ansiosa e quando a ansiedade ataca perco o apetite, não consigo me alimentar,

9 respostas
Tenho 26 anos sou muito ansiosa e quando a ansiedade ataca perco o apetite, não consigo me alimentar, por conta disso me alimento muito mal e estou abaixo do peso (tenho 1,65 e peso 48 kg) o que devo fazer? Tenho medo que isso afete a minha saúde.
Minha sugestão é que procure um Psicólogo da abordagem da Terapia Cognitiva Comportamental, pois tal abordagem tem tido sucesso no tratamento de ansiedade. Acredito que seja uma boa para você. Espero tê-la ajudado.
Att.
Beatriz Sá

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Você pergunta o que deve fazer, então sugiro que busque um terapeuta cognitivo comportamental para fazer uma avaliação psicológica, pois esta linha de trabalho apresenta bons resultados com a administração da ansiedade.
Com certeza a ansiedade pode afetar a sua saúde, no seu relato você aponta acerca da alimentação e seu peso; será que já não é hora de buscar ajuda profissional?

Um abraço,
A abordagem no transtorno ansioso requer uma associação de TCC ( terapia cognitiva comportamental) para um aprendizado de como lidar com os sintomas e criação de mecanismos para abrandar as crises e acompanhamento médico, para reduzir os sintomas físicos e estabilizar as oscilações de humor. São 2 maneiras de abordar e tratar o transtorno de humor que na verdade se complementam. De fato, o transtorno ansioso sem tratamento afeta e prejudica sua saúde e qualidade de vida e o aconselharia a procurar tratamento.
Oriento marcar uma consulta com um psicólogo e/ou psiquiatra para melhor avaliação de seu quadro emocional.

Att, Renata Freitas
Além de um acompanhamento psicológico que trará muitos benefícios e poderá indicar quais são as causas dessa ansiedade e dessa questão com a alimentação. É importante que você realize acompanhamento com um médico endocrinologista, para a realização de exames que descartem esse baixo peso como alguma disfunção de origem fisiológica. É imprescindível também, a procura de um psiquiatra, para que o mesmo, julgando necessário, prescreva medicamentos para seu quadro de ansiedade, bem como, o acompanhamento com um psicológico, para que o juntos entendam a origem de sua ansiedade, e reflitam sobre maneiras de controlar seus sintomas e enxergar novas possibilidades em sua vivência.
Sugiro que busque um Psiquiatra, um Psicólogo que atue com linhas focadas no Aqui e Agora como a Gestalt e a TCC e uma nutricionista para te ajudar a encontrar alimentos do seu agrado e nutritivos. É importante aprender técnicas de respiração para desacelerar o seu coração e com isso seu cérebro produzirá mais serotonina e dopamina, além de ser necessário descobrir as causas e encontrar soluções para os problemas, essa parte qualquer abordagem está apta para te ajudar.
Uma técnica de repiração bem fácil é a pranayama, inspira contando 3, solta contando 3 faça por 10 minutos no mínimo. Existem muitas mais.
Concordo com a colega, se ansiedade esta lhe causando tantos prejuízos a ponto de perder a fome, é ideal um tratamento envolvendo psicologo e psiquiatra.
abs
Não sei se o que você tem é ansiedade. São necessários alguns encontros com um terapeuta para termos pistas do que realmente está acontecendo com você. Sugiro a abordagem psicanalítica.
Concordo que você busque ajuda profissional, psiquiatras e outros profissionais médicos também poderão ajudá-la. Creio no entanto que você poderá ter igualmente os benefícios esperados ao encontrar um terapeuta que lhe ajude a desvendar porque se sente ansiosa e recorre à greve de fome para recuperar seu devido valor ou conquistar poder e atenção. Escolher o profissional exclusivamente pela técnica que será utilizada é desconsiderar a riqueza e possibilidade das demais. Em primeiro lugar busque um profissional de confiança, procure indicações de conhecidos e se você fizer um bom vínculo com ele será muito mais proveitoso e eficiente do que a abordagem que ele escolheu para se aperfeiçoar.

Especialistas

Adriana Garbin

Adriana Garbin

Psicólogo

Cascavel

Tânia Márcia Leão

Tânia Márcia Leão

Psicanalista, Psicólogo

São Paulo

Rosimeri Dantas

Rosimeri Dantas

Psicólogo

Recife

Nadir Lara Junior

Nadir Lara Junior

Psicanalista, Psicólogo

Curitiba

Agendar uma visita
Renata Camargo

Renata Camargo

Psicólogo

Camaquã

Luis Falivene Roberto Alves

Luis Falivene Roberto Alves

Psiquiatra

Campinas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 249 perguntas sobre Transtorno da ansiedade
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.