Tenho 26 anos sou muito ansiosa e quando a ansiedade ataca perco o apetite, não consigo me alimentar,

9 respostas
Tenho 26 anos sou muito ansiosa e quando a ansiedade ataca perco o apetite, não consigo me alimentar, por conta disso me alimento muito mal e estou abaixo do peso (tenho 1,65 e peso 48 kg) o que devo fazer? Tenho medo que isso afete a minha saúde.
Minha sugestão é que procure um Psicólogo da abordagem da Terapia Cognitiva Comportamental, pois tal abordagem tem tido sucesso no tratamento de ansiedade. Acredito que seja uma boa para você. Espero tê-la ajudado.
Att.
Beatriz Sá

Você pergunta o que deve fazer, então sugiro que busque um terapeuta cognitivo comportamental para fazer uma avaliação psicológica, pois esta linha de trabalho apresenta bons resultados com a administração da ansiedade.
Com certeza a ansiedade pode afetar a sua saúde, no seu relato você aponta acerca da alimentação e seu peso; será que já não é hora de buscar ajuda profissional?

Um abraço,
A abordagem no transtorno ansioso requer uma associação de TCC ( terapia cognitiva comportamental) para um aprendizado de como lidar com os sintomas e criação de mecanismos para abrandar as crises e acompanhamento médico, para reduzir os sintomas físicos e estabilizar as oscilações de humor. São 2 maneiras de abordar e tratar o transtorno de humor que na verdade se complementam. De fato, o transtorno ansioso sem tratamento afeta e prejudica sua saúde e qualidade de vida e o aconselharia a procurar tratamento.
Oriento marcar uma consulta com um psicólogo e/ou psiquiatra para melhor avaliação de seu quadro emocional.

Att, Renata Freitas
Além de um acompanhamento psicológico que trará muitos benefícios e poderá indicar quais são as causas dessa ansiedade e dessa questão com a alimentação. É importante que você realize acompanhamento com um médico endocrinologista, para a realização de exames que descartem esse baixo peso como alguma disfunção de origem fisiológica. É imprescindível também, a procura de um psiquiatra, para que o mesmo, julgando necessário, prescreva medicamentos para seu quadro de ansiedade, bem como, o acompanhamento com um psicológico, para que o juntos entendam a origem de sua ansiedade, e reflitam sobre maneiras de controlar seus sintomas e enxergar novas possibilidades em sua vivência.
Sugiro que busque um Psiquiatra, um Psicólogo que atue com linhas focadas no Aqui e Agora como a Gestalt e a TCC e uma nutricionista para te ajudar a encontrar alimentos do seu agrado e nutritivos. É importante aprender técnicas de respiração para desacelerar o seu coração e com isso seu cérebro produzirá mais serotonina e dopamina, além de ser necessário descobrir as causas e encontrar soluções para os problemas, essa parte qualquer abordagem está apta para te ajudar.
Uma técnica de repiração bem fácil é a pranayama, inspira contando 3, solta contando 3 faça por 10 minutos no mínimo. Existem muitas mais.
Concordo com a colega, se ansiedade esta lhe causando tantos prejuízos a ponto de perder a fome, é ideal um tratamento envolvendo psicologo e psiquiatra.
abs
Não sei se o que você tem é ansiedade. São necessários alguns encontros com um terapeuta para termos pistas do que realmente está acontecendo com você. Sugiro a abordagem psicanalítica.
Concordo que você busque ajuda profissional, psiquiatras e outros profissionais médicos também poderão ajudá-la. Creio no entanto que você poderá ter igualmente os benefícios esperados ao encontrar um terapeuta que lhe ajude a desvendar porque se sente ansiosa e recorre à greve de fome para recuperar seu devido valor ou conquistar poder e atenção. Escolher o profissional exclusivamente pela técnica que será utilizada é desconsiderar a riqueza e possibilidade das demais. Em primeiro lugar busque um profissional de confiança, procure indicações de conhecidos e se você fizer um bom vínculo com ele será muito mais proveitoso e eficiente do que a abordagem que ele escolheu para se aperfeiçoar.