Tenho 26 anos e uma filha posso fazer a salpigectomia como forma contraceptiva ?

3 respostas
Tenho 26 anos e uma filha posso fazer a salpigectomia como forma contraceptiva ?
Por lei tem direito à cirurgia para esterilização (laqueadura tubária - ou mais modernamente salpingéctomia ) as mulheres com mais de 25 anos ou 2 filhos vivos - então por lei você tem direito. Mas como é extremamente comum mudar de opinião , geralmente nós médicos não recomendamos para pacientes muito jovens. Afinal , a vida é imprevisível . Por exemplo : você pode vir a se separar e casar denovo com um marido que queira muito ter filhos, teu filho pode ter um problema sério de saúde , ou você pode simplesmente decidir dar um irmãozinho... Talvez você prefira adiar esta decisão , e optar por enquanto por métodos reversíveis de longa duração - como o DIU de cobre -dura 10 anos, ou o DIU hormonal- dura 5 anos, ou o implante sub-dérmico de progesterona, que dura 3 anos. Todos estes são seguros, até com menos falhas que a Laqueadura. Converse com seu médico e tire suas dúvidas.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Bom dia!
Por ser considerado um método contraceptivo definitivo, não é qualquer mulher que pode realizar o procedimento. A lei 9.263/96 estabelece algumas exigências para a laqueadura seja realizada:
- Pelo menos 18 anos e dois filhos vivos.
-Idade mínima de 25 anos, independente do número de filhos
- Capacidade civil plena
-Intervalo de 60 dias entre a decisão e a cirurgia
-Consentimento esclarecido

Tirando a sua dúvida de maneira ainda mais específica, optar pela salpingectomia (remoção total da tuba uterina) no lugar da laqueadura tubária é um conceito moderno chamado: salpingectomia OPORTUNA. A grande vantagem seria a redução do risco do câncer de ovário (de origem serosa), já que há estudos que mostraram forte evidencia que esse tipo de câncer vem das tubas. A desvantagem é que se houver o arrependimento e o desejo de novos filhos surgir, a reversão tubária não será mais possível de ser realizada e a mulher só poderá engravidar através da fertilização in vitro (FIV).
Olá. Pela lei de planejamento familiar n°9263 de 1996, você poderá fazer a laqueadura se tiver 25 anos OU dois filhos vivos.
Pelos critérios da lei, você pode fazer a laqueadura. No entanto, será difícil você encontrar um médico que aceite realizar a sua laqueadura. Como é um procedimento não urgente, eletivo, com grande risco de arrependimento, o médico pode se negar a fazê-lo se não concordar fazer a laqueadura. Isto é, fazer o planejamento familiar não significa realizar a laqueadura.
A laqueadura não é um método 100% eficaz. O risco de falha existe e é de 5 gravidezes a cada 1000 mulheres ( risco de 0,5%). O risco de falha do diu de cobre é de 0,5%; do DIU hormonal é de 0,3%, do implante de 0,02%.
Para que fazer a laqueadura se existem métodos contraceptivos tão eficazes como a laqueadura, reversíveis, sem risco de arrependimento, sem necessidade de fazer uma cirurgia?
A laqueadura é uma cirurgia e como toda cirurgia tem o seu risco.
Converse com o seu médico.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 401 perguntas sobre Salpingectomia uni ou bilateral
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.