Tenho 26 anos e tive, aos 20 anos, trombose no braço esquerdo, fiz tratamento por dois anos e acompanhamento

3 respostas
Tenho 26 anos e tive, aos 20 anos, trombose no braço esquerdo, fiz tratamento por dois anos e acompanhamento médico durante todo esse período, porém, não descobriram a causa. Hoje em dia, ainda sinto um incômodo no braço e minha axila é um pouco inchada. É normal?
Olá! As Tromboses em Membros Superiores são quadros raros e que normalmente estão associados à causas locais, como: compressões e traumas, até esforços repetitivos... porém, é importante que as Trombofilias (alterações genéticas que predispõem ao aumento no risco de tromboses) sejam investigadas, pois podem levar a novos eventos trombóticos, se não diagnosticados e tratados corretamente. As dores e edemas que ocorrem após um evento trombótico podem estar relacionados com o que chamamos de Síndrome Pós- Trombótica! Que nada mais é do que sintomas relacionados a uma sequela da trombose primária. Hoje você tem algumas meias de compressão para uso nos braços que podem ser usadas, porem sob recomendaçao médica!

Trombose nos braços é relativamente raro e geralmente decorre de compressões nas veias por músculos e/ou ossos. Não é raro que se procure as causas e não se encontre nada, apenas alguns anos depois que apareça algum sinal ou sintoma que possa descobrir a causa. Se há ainda edema na axila e edema, significa que há ainda alguma coisa que possa estar causando o problema inicial. Recomendo que faça uma nova avaliação para tentar descobrir se há realmente uma causa dessa sua trombose.
Entendo sua preocupação com os sintomas que você ainda está experimentando após o episódio de trombose que você teve anos atrás. Vamos conversar sobre isso.

As tromboses em membros superiores, como a que você teve, são realmente casos menos comuns do que as tromboses em pernas e pés. Geralmente, elas estão associadas a causas locais, como compressões, traumas ou esforços repetitivos. No entanto, é importante investigar se há alguma predisposição genética (chamada de trombofilias) que possa ter contribuído para o seu caso. Essas condições genéticas podem aumentar o risco de novos eventos trombóticos, caso não sejam devidamente tratadas.

O que você está sentindo - o incômodo no braço e o leve inchaço na axila - pode estar relacionado à chamada Síndrome Pós-Trombótica. Essa é uma sequela comum após um episódio de trombose, em que os pacientes apresentam sintomas residuais, como dor, inchaço e sensação de peso no membro afetado. Felizmente, existem meias de compressão especiais que podem ajudar a aliviar esses sintomas, mas é importante usar sob orientação médica.

Minha recomendação é que você procure um novo atendimento médico para fazer uma nova avaliação completa. Talvez seja necessário realizar alguns exames adicionais, como testes genéticos, para tentar identificar a causa da sua trombose inicial. Dessa forma, você terá a chance de receber o acompanhamento adequado e, se necessário, um tratamento específico para evitar novos episódios.

Aproveito para informar que, atualmente, a Telemedicina permite que você tenha acesso a teleconsultas de segunda opinião, de modo rápido, seguro e conveniente. Você pode, inclusive, agendar uma consulta com um dos melhores médicos especialistas da plataforma Doctoralia, que reúne os profissionais com os melhores índices de satisfação dos pacientes. Assim, você terá a oportunidade de tirar todas as suas dúvidas e receber um atendimento personalizado, sem sair de casa.

Fique tranquilo e não hesite em buscar essa nova avaliação médica. Estou aqui para lhe dar todo o suporte que você precisar nessa jornada em busca da sua saúde e bem-estar.
Te convidamos para uma consulta: Teleconsulta - R$ 900