Tenho 25 anos e sou muito seletiva com os alimentos que como desde a infância. Hoje vejo que isso afeta

15 respostas
Tenho 25 anos e sou muito seletiva com os alimentos que como desde a infância. Hoje vejo que isso afeta minha vida social. Minha família diz que é apenas frescura minha, mas quando tento não consigo comer outros alimentos. Existe tratamento para isso? Que profissional devo procurar para começar?
Ser seletiva com alimentos ao ponto de afetar sua vida social pode ser algo além de um gosto exigente. No entanto com a ajuda de nutricionista você pode inclusive substituir alguns tipos de alimentos sem perda nutricional e com a orientação adequada. No entanto se você perceber que, isso tem afetado sua vida social e trazido sofrimento, inicie tratamento psicoterápico ou psicanalítico.

Me parece que a questão não é a seleção dos alimentos, mas sim interferência que ocorre na sua vida social. Neste aspecto é interessante buscar ajuda de um psicólogo. Juntos poderão compreender os múltiplos significados desta seleção de alimentos.
Acredito que se trate de uma caso a ser analisado para que se possa chegar a uma questão que pode ser outra, mas que pelo que você escreveu, ou você queria saber lidar com a crítica da sua família em relação a isso ou para você isso está resolvido e você gostaria de tratar de comer outros alimentos. Assim, recomendo que você procure um psicanalista para que você possa analisar com a ajuda deste tipo de profissional antes que você faça alguma coisa que você não deseja.

att

Danilo Alves da Cruz
Trabalho com distúrbios alimentares e a fobia alimentar é uma doença desconhecida de muitos. Costuma ser muito discriminada e as pessoas sofrem muito, ocasionando este prejuízo social que você mencionou. Já vi pessoas participarem de programas gastronômicos que fazem piada sobre o assunto e isso é mais atormentador ainda.
É muito importante que você busque tratamento psicológico e possa recuperar sua qualidade de vida.
Bjs
Concordo com meus colegas. Penso que deveria tomar consciência do tamanho do seu sofrimento. Já procurou um nutricionista? Teve orientação acerca das suas escolhas? Ser seletiva não é nenhum transtorno, o diferencial é quanto isso te incomoda e traz prejuízos ao seu convívio social. Se não souber as respostas procure um profissional para ajudar. Bjs
Primeiro a busca por uma nutricionista, que consiga acoplar mundaças nos hábitos alimentares e mudanças no cardápio, para depois ir em busca de um psicólogo. Juntos, em equipe, esse trabalho surtirá efeito.
Calma! Muita calma nessa hora! Pelo que vc relatou parece que as pessoas a sua volta estão precisando de tratamento mais que vc! De qualquer forma se tem dúvidas procure um psicólogo para que avalie com cuidado seu caso . Mas em principio continue a comer as coisas que aprendeu a comer na infância . Tem grande chance de ser de melhor qualidade do que o que as pessoas que te criticam comem.
Pelo que você relatou, está trazendo um prejuízo social, se há prejuízo deve haver algum sofrimento. Nesse caso a Psicoterapia pode te ajudar a descobri o porque e como você pode lidar com isso. Abraços
Olá,
Seria interessante saber o que provoca a seletividade, se gosto ou se você relaciona alimentos a sentimentos, eventos, etc.
Isso poderia ajudar a entender a questão e direcionaria a melhor orientação para o tratamento.
Sabemos que, quando nossos hábitos, sejam quais forem, afetam a nossa vida social existe uma preocupação com o surgimento de uma possível patologia.
Seria interessante passar em um psicólogo para entender o que motiva a sua seleção.
Olá,
Você pode começar procurando um nutricionista para avaliar seus hábitos alimentares e crenças a respeito da alimentação, incluindo avaliar os alimentos que você não consegue comer.

Depois disso, caso não esteja completamente resolvida a situação, você pode buscar um Psicólogo para trabalhar o que for necessário, mas para isto e necessário avaliação da sua demanda clínica por parte do psicólogo.

Abraço,
É preciso entender quais pensamentos e sentimentos estão envolvidos no comportamento de selecionar alimentos.

Pode ter a ver com a sua história de vida, experiências, fatores ambientais que contribuíram para a manutenção desse comportamento.

Caso não seja tão prejudicial a você, sugiro que converse com um nutricionista para que juntos construam uma dieta que a agrade. Mas caso isso te traga sofrimento, prejuízo, sugiro atendimento psicológico para trabalhar nos fatores que mantém essa seleção.
É importante buscar a ajuda de um nutricionista e de um psicólogo para que os dois possam fazer um trabalho multidisciplinar, avaliando as causas desta restrição alimentar. O psicólogo vai investigar aspectos como rotina e hábitos, dificuldades na alimentação, assim como outros problemas que podem interferir na sua forma de se alimentar e buscar juntamente com o cliente alternativas para aumentar o seu repertório alimentar, com o objetivo de ter uma melhor qualidade de vida. Espero ter ajudado.
Pelo que entendi, você quer comer uma variedade de alimentos e não está conseguindo; parece que você criou uma aversão aos alimentos que não estão na sua "lista" de alimentos permitidos. Sugiro que procure um psicólogo cognitivo comportamental e você vai superar essa aversão.
Quando você diz ser seletiva com alimentos, gostaria de saber mais detalhes dessa questão. Não posso dar um parecer sem conhecer com maiores detalhes seu caso.
Que tipo de alimento descarta e porque?
Qual é a alimentação correta para sua família?
O que você pensa sobre ser seletiva, isso é bom ou ruim pra você?
Quero te ajudar, porém quero ser precisa ao te orientar corretamente.
Poderia me mandar mais informações?
Importante compreender os motivos que a levam ser tão seletiva na escolha dos alimentos. Estas decisões devem estar ancoradas no seu bem estar e preservação da saúde. Se não for exatamente isso, sugiro você repensar, pois de forma alguma elas deveriam lhe trazer insatisfação. Por outro lado, preocupe-se mais com você e desconsidere o que falam sobre suas escolhas. Seja Feliz!