Tenho 25 anos e os sintomas de endometriose, acompanho com Yaz há 3 anos por ovário policístico, uns

4 respostas
Tenho 25 anos e os sintomas de endometriose, acompanho com Yaz há 3 anos por ovário policístico, uns 15 dias realizei ultrasonografia transvaginal, CA 125 e preventivo e os resultados normais e nem endometriose, foi recomendado a suspensão da menstruação por anticoncepcional, seria o correto?
Olá. Nem sempre encontramos alterações nos exames quando a paciente tem endometriose. O que pode ser seu caso. O tratamento deve ter sido prescrito para tratar o quadro clinico sugestivo de endometriose. Siga a orientacao do seu medico!!!

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Lembrar que o diagnóstico definitivo de endometriose é por via laparoscópica( cirurgia). Mesmo se melhorar com anticoncepcional, não significa que tem a doença. Converse com seu médico. Um abraço.
Olá. A presença de cólicas menstruais de forte intensidade, dor pélvica e dor na relação leva o médico a pensar em endometriose.
O ultrassom pélvico transvaginal fornece sinais indiretos da presença da endometriose pélvica mas não descarta completamente a doença. Alguns casos em que a suspeição da endometriose é forte, o ultrassom com preparo intestinal pode ser necessário.
Nas pacientes com sintomas de endometriose e ultrassom normal, o diagnóstico sempre é retardado, com prejuízo para a qualidade de vida e para o bem estar da mulher.
O diagnóstico definitivo é a videolaparoscopia com biópsia evidenciando a presença de lesões por endometriose. No entanto, nem sempre a cirurgia é necessário. O diagnóstico da endometriose pode ser por presunção, isto é, se a sua história clínica, exame físico e exames de imagens forem sugestivos de endometriose você não necessitará de realizar a cirurgia.
Se a suspeita de endometriose for grande, você poderá utilizar o anticoncepcional.
Realmente o diagnóstico definitivo é feito através do estudo anatomopatológico da biópsia feita das áreas suspeitas em uma laparoscopia. Porém, se há uma forte suspeita clinica( cólica menstrual intensa e de caráter progressivo) é bastante aceitável o tratamento apenas com a suspeita clinica. A suspensão da menstruação evitará a progressão da doença (que comprometeria a fertilidade futura) ao mesmo tempo que evitaria a paciente de se submeter a um procedimento cirúrgico. Lembrando que a supressão da mensuração se faz de forma muito simples com o uso contínuo de pílula anticoncepcional. Poderia se fazer ainda um ultrassonografia para pesquisa de endometriose profunda, que é algo não invasivo e de boa sensibilidade.

Especialistas

Laura Leber

Laura Leber

Ginecologista

São Paulo

Bernadete Nonnenmacher

Bernadete Nonnenmacher

Ginecologista

Porto Alegre

Susana Mesquita

Susana Mesquita

Ginecologista

Salvador

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Vanêssa Cavalcanti Aulette Neves

Ginecologista

Rio de Janeiro

Isabella de Souza

Isabella de Souza

Ginecologista

Jundiaí

Áurea Maria Soares da Rosa

Áurea Maria Soares da Rosa

Ginecologista

Pilar Do Sul

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 779 perguntas sobre Endometriose
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.