Tenho 25 anos e listei varios sintomas que estao relacionados ao TEA (muitos começaram na adolescênc
8
respostas
Tenho 25 anos e listei varios sintomas que estao relacionados ao TEA (muitos começaram na adolescência). Posso ter tido uma infância considerada normal para a epoca e o autismo se manifestar e piorar quando adulta? Como diagnosticar agora?
Não que seja possível ter sintomas do automóvel na fase adulta, mas requer uma boa avaliação médica (neuropsiquiatria ou psiquiátrico) , exames, testes que possam detectar.
Tire todas as dúvidas durante a consulta online
Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.
Mostrar especialistas Como funciona?
Seria um diagnóstico muito complexo. Primeiramente você precisa se questionar sobre a comparação desses sintomas, pois podem também alguns fazerem parte de outros diagnósticos. Para isso é interessante uma terapia para compreender melhor o que são esses sintomas. Após e durante a terapia, o psicólogo poderá encaminhar para psiquiatra ou neurologista se achar necessário. O perigo das comparações de sintomas é inconscientemente encontrar aquele nome para as coisas que sente. Não podemos abrir mão de procurar ajuda, contudo não podemos apenas encontrar nomes. Seria uma falsa sensação de alívio dar nomes e depois não procurar entender seu próprio funcionamento. Por isso a psicologia anda de mãos dadas com as manifestações biológicas do corpo.
O TEA é um trantorno do neurodesenvolvimento, e seus sintomas se mostram presentes desde a primeira infância. Você pode buscar um neuropsicologo para fazer uma avaliação completa para esclarecer dúvidas sobre seu funcionamento cognitivo geral.
O Transtorno do Espectro Autista se apresenta de formas diferentes em cada pessoa, mas com características parecidas e é por isso, que se fala como espectro. Se faz necessário avaliação tanto na área medica, quanto psicológica de profissionais com conhecimento na área, para a investigação da sua infância e as suas dificuldades. Por ser um Transtorno que se trata do atraso do neurodesenvolvimento, precisará de investigação de todo acompanhamento da sua vida. A avaliação neuropsicologica investigará se apresenta alguma dificuldade em sua funcionalidade.
Boa sorte.
Boa sorte.
Dificilmente isso pode ocorrer, do TEA se manifestar somente na vida adulta. O que pode ter acontecido é que os sintomas são leves a pinto de ter passado despercebidos e VC ter conseguido lidar com eles em seu cotidiano. Como na época não foi feita uma avaliação, não tem como definir hoje a presença do mesmo na infância, mas se VC apresenta TEA, ainda cabe a avaliação psicológica (psicodiagnóstico) ou neuropsicológica para investigação de sintomas e possível quadro. Caso seja confirmado, você poderá fazer o acompanhamento com os profissionais indicados pela psicóloga responsável por sua avaliação.
Por ser um diagnóstico que leva em consideração vários aspectos da vida e do desenvolvimento, tanto psicanalistas, alguns psicólogos e psiquiatras são profissionais que podem realizar uma avaliação e o devido tratamento. Pois o diagnóstico serve para melhor tratar. Minha sugestão é que procure um bom psicanalista.
Uma avaliação neuropsicológica pode responder a seu questionamento. Na avaliação neuropsicológica existem instrumentos , testes, escalas, que avaliam autismo. O autismo leve pode passar despercebido. Não é raro que pacientes adultos acabarem se revelando dentro do espectro do TEA. Mas é necessário fazer um diagnóstico diferencial pois problemas de relacionamento podem estar relacionados a diferentes patologias e até mesmo a questões psicológicas, fobia social, ansiedade, etc. O diagnostico do autismo é fechado pelo médico, mas os bons medicos pedem avaliação neuropsicológica para descartar outras questões. O autismo é uma patologia do neurodesenvolvimento, mas nos casos leves a criança fala e anda no tempo normal, tem inteligencia normal ou acima, costumam ter um bom vocabulario. A principal caracteristica é a inabilidade social. Tem dificuldade em entender linguagem corporal, ironias, o não dito. Costumam ser francos e não entendem algumas vezes porque o outro se ofende com aquilo. São desajeitados socialmente. Mas existe um leque enorme de patologias e até problemas emocionais que podem levar a características que parecem autismo. Mas respondendo a sua pergunta a pessoa não se torna autista na adolescencia. O autismo é uma doença que tem inicio na infancia, o cerebro do autisma ve o mundo de modo diferente. O que pode acontecer é que as exigencias sociais aumentam e dai as dificuldades se acentuam. O diagnostico é feito de modo multiprofissional.
Os sintomas e características do autismo se manifestam na infância. É um transtorno do desenvolvimento. Eles não surgem na fase adulta.
Em casos de autismo leve, o que pode ocorrer é a ausencia de um diagnostico.
Seria interessante buscar por uma avaliação para que você fique tranquila .
E no caso de não ser TEA , trabalhar estas questões que te incomodam em terapia.
Em casos de autismo leve, o que pode ocorrer é a ausencia de um diagnostico.
Seria interessante buscar por uma avaliação para que você fique tranquila .
E no caso de não ser TEA , trabalhar estas questões que te incomodam em terapia.
Especialistas
Perguntas relacionadas
- Gostaria de saber se uma pessoa com autismo conseguirá trabalhar quando adulta?
- Como saber se tenho chance de ter filho com Transtorno do Espectro Autista (TEA)?
- Quais as recomendações para lidar com uma pessoa com o Transtorno do Espectro Autista – TEA (autismo)?
- O que é espectro expandido ou fenótipo ampliado do autismo?
- Como o método ABA pode ajudar pessoas diagnosticadas com autismo?
- Quais as características do Fenótipo Ampliado do Autismo (FAA)?
- É verdade que existe relação do Fenótipo Ampliado do Autismo (FAA) com Transtorno do Espectro Autista (TEA)?
- Como podemos lidar com o diagnóstico tardio do autismo em adultos?
- É verdade que as pessoas autistas são dotados de uma inteligência acima da média?
- Quais as dificuldades e preocupações cotidianas enfrentadas pela pessoa com TEA no contexto escolar?
Você quer enviar sua pergunta?
Nossos especialistas responderam a 343 perguntas sobre Autismo
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.