Tenho 25 anos e acredito que eu seja autista, qual profissional procurar?

21 respostas
Tenho 25 anos e acredito que eu seja autista, qual profissional procurar?
Bom dia,

antes de mais nada é importante fazer esse diagnóstico junto a um profissional. Um psiquiatra ou psicólogo poderão realizar a sua avaliação e emitir o diagnóstico pertinente.

Fico a disposição para qualquer outro questionamento.
Espero ter ajudado.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Olá, espero que esteja bem! Sugiro que procure um psicólogo ou psiquiatra para que você possa ser avaliado e receber o diagnóstico pertinente. Além disso, estes profissionais poderão te auxiliar e caso necessário te sinalizar algum tipo de tratamento que possa contribuir para o seu bem-estar. Fico à disposição para outras dúvidas.
Olá, boa tarde. Devido a sua suspeita é necessário que você procure um psicólogo ou psiquiatra que possa atendê-lo e faça uma avaliação para fechar um diagnóstico. Além disso, talvez seja importante que se dê início a psicoterapia. Qualquer dúvida fico à disposição. @psimariajube
Olá! Sugiro que busque inicialmente avaliação de um Psicólogo para que o oriente sobre a necessidade ou não do acompanhamento com um Psiquiatra. Caso tenha mais dúvidas ou sinta a necessidade de avaliação do seu caso, coloco-me a disposição.
Olá! Espero que você esteja bem!

Você pode buscar por um neuropsicólogo para fazer a sua avaliação.

Um forte abraço!
Eii, como você está? Desejo que bem! Você pode procurar um neuropsicólogo para fazer uma avaliação neuropsicológica, que consiste em uma avaliação com sessões e um conjunto de instrumentos (testes, escalas, entrevistas, etc) que avaliam diversos fatores (inteligência, atenção, memória, percepção, motricidade, etc) para fechar ou não um diagnóstico. Espero ter ajudado. Um abraço!
Um psiquiatra e um neuropsicólogo.
Olá. É importante buscar uma avaliação profissional para obter um diagnóstico preciso, principalmente para o autoconhecimento e autoaceitação.
Lembre-se que o seu diagnóstico não o define!
Você pode procurar um psiquiatra que é um médico especializado em saúde mental que, ao diagnosticar, poderá verificar a necessidade ou não de tratamento medicamentoso ; um psicólogo ou neuropsicólogo, especializados em avaliar as funções cognitivas e comportamentais relacionadas ao cérebro. Durante a avaliação, você pode esperar responder a perguntas sobre seu histórico médico, comportamento, desenvolvimento e experiências pessoais, responder testes específicos para avaliar suas características e sintomas. Sempre à disposição.
Olá, com novas informações muitas pessoas tem se identificado com diferentes diagnósticos que antes eram vistos como manias ou frescuras, e isso pode gerar um grande alívio. De qualquer forma, é imprescindível procurar um profissional capacitado para fazer o diagnóstico e entender as diferentes possibilidades de tratamento. Uma psicóloga ou psiquiatra pode te ajudar.
Olá, boa tarde! Se você suspeita que possa ser autista, é importante buscar a ajuda de um profissional para uma avaliação e diagnóstico adequados. O profissional que você deve procurar precisa ter experiência no diagnóstico e tratamento de distúrbios do espectro autista (TEA), podendo ser: psicólogo, neuropsicólogo ou psiquiatra.
Olá, minha orientação é procurar psiquiatra e neuropsicólogo. Abraço
Boa tarde!!! Na verdade fiquei pensando no que te faz pensar ser autista , e qual diferença vai fazer na sua vida ter um diagnóstico? Para nós psicanalista, o diagnóstico é só um norte . O mais importante é sua qualidade de vida e como você lida c as situações. Mas só quem pode te ajudar mesmo é um profissional qualificado para te ajudar entender o que acontece com vc .
Olá, seria necessário fazer um diagnóstico com um psiquiatra ou psicólogo que são profissionais responsáveis em fazer este tipo de avaliação. Estou a disposição caso precise de ajuda.
Olá, o autismo é um modo de funcionar particular. É importante diferenciar o autismo, propriamente dito, dos traços autísticos. Fundamental buscar ajuda de um profissional especializado e falar abertamente sobre sua forma de estar no mundo, nas relações (inclusive com seu corpo), no trabalho, estudo e, se perguntar, a que serviria um diagnóstico tardio aos 25 anos? Os rótulos psiquiátricos podem limitar, é o que se busca? Espero ter ajudado!
Olá, sugiro você procurar um neuropsicólogo.
Olá, recomendo que você passe por uma avaliação neuropsicológica onde serão realizadas entrevistas e testes e ao final do processo será emitido um laudo com diagnóstico. Espero ter ajudado. Abraço
Caso você suspeite que possa ser autista, é recomendável procurar um profissional especializado em avaliação neuropsicológica ou um psicólogo clínico com experiência em transtornos do espectro autista (TEA). Esses profissionais estão aptos a conduzir avaliações detalhadas, considerando diversos aspectos do comportamento e das habilidades sociais, emocionais e comunicativas.
O diagnóstico precoce e o suporte adequado podem facilitar o desenvolvimento de estratégias e recursos para melhorar a qualidade de vida. Caso precise de ajuda, estou à disposição!
Ola!! você pode procurar um psicologo ou psiquiatra para avaliar sua questão
olá! que bom que está em busca de um profissional capacitado para lhe ajudar. A descoberta do diagnóstico pode lhe ajudar muito no autoconhecimento e melhorar sua qualidade de vida. Sou psicóloga e trabalho com avaliação de autismo e TDAH para adultos, caso necessite fico a disposição.
Olá, para fechar um bom diagnóstico é recomendável uma avaliação multidisciplinar. Mas qualquer um dos profissionais que vou cita possui capacidade técnica para avaliação e diagnóstico do autismo.

Um psicólogo especializado em autismo ou em avaliação neuropsicológica pode realizar uma bateria de testes para avaliar se você apresenta características do TEA, além de poder planejar intervenções comportamentais para o manejo dos sintomas associados ao TEA.

Um psiquiatra pode realizar uma avaliação clínica, diagnosticar e, se necessário, prescrever medicação para sintomas que possam estar associados ao TEA, como ansiedade ou depressão.

Um neurologista pode ajudar a descartar outras condições neurológicas que possam ter sintomas semelhantes ao autismo. Eles também podem colaborar no diagnóstico de TEA, especialmente em adultos.
Olá, a minha sugestão é que procure um psicólogo que faça avaliação psicológica, pois a avaliação é feita através de muitos instrumentos que auxiliam em um diagnostico mais preciso. Assim, a sua duvida vai ser sanada mesmo que não seja o diagnostico de TEA a avaliação te mostrará qual será a outra possibilidade.

Especialistas

Álison Wílian

Álison Wílian

Psiquiatra

Mossoró

Selene Gomes Araújo

Selene Gomes Araújo

Psicopedagogo

Lauro de Freitas

Bianca Meneguetti

Bianca Meneguetti

Psicopedagogo

Nova Iguaçu

Emilly Sousa de Lima

Emilly Sousa de Lima

Psicólogo, Psicopedagogo

Manaus

Diogo Santana

Diogo Santana

Psiquiatra

Imperatriz

William Alves

William Alves

Psiquiatra

Belo Horizonte

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 341 perguntas sobre Autismo
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.