Tenho 24 anos faço mestrado tenho um certo nível social, mas sempre desconfiei que pudesse ter autismo

7 respostas
Tenho 24 anos faço mestrado tenho um certo nível social, mas sempre desconfiei que pudesse ter autismo pois apresento alguns sintomas, como dificuldade em olhar nos olhos, sensibilidade a sons altos e luzes, evito lugares cheios e tenho muita ansiedade se preciso conhecer alguém novo. Posso ter isso?
O autismo é um termo introduzido por Bleuler, em 1911, para designar a perda de contato com a realidade, o que acarreta uma impossibilidade ou uma grande dificuldade de se comunicar. Usando esta definição, a inibição não é autismo, a ansiedade não é autismo, as questões do corpo, as questões de ordem social não é autismo... Se você acessou este site, e colocou esta dúvida em questão, não se nomeie autista, você está se comunicando! Estas suas questões são extremamente relevantes e podem sim lhe incomodar. Querendo colocar isto para análise você pode colocar o seu desejo de entendê-las ou questioná-las em ação e procurar um profissional psi para conversar sobre elas.

Na realidade pelo que você descreveu não faz muita diferença se você é ou não autista, isso é só uma questão de rótulo. O mais importante nesse caso são se as características comportamentais que você apresenta estão te incomodando ou te atrapalhando de alguma maneira. Sendo assim se estiver tendo prejuízos de qualquer ordem com o padrão de comportamento que está apresentado sugiro que busque ajuda de um psicólogo para uma reestruturação cognitiva e comportamental. Isso certamente lhe fará se sentir melhor.
Olá! O seu relato revela um desconforto na sua vida social e afetiva. Será importante investir em
uma psicoterapia, mas se vc se sente seguro com um diagnóstico técnico através de um neuro não tarde em cuidar melhor de vc! Abraço
Prezada Bom Dia!
Percebo da sua curiosidade e a importância disto!
Não é possível diagnosticar através do seu pequeno relato, pois ela me fornece várias hipóteses, como dificuldade emocional de se relacionar por uma simples timidez talvéz, , ..conhecer alguém novo desperta um querer em ser aceito..., a sua ansiedade e de não poder estar em contato com o seu presente e por isso você se projeta para o futuro e assim vai....
Busque a psicoterapia, pois ela ajudará as suas dúvidas e mais do que responder as suas dúvidas a lhe dar de forma mais confortável com essas questões que podem estar atrapalhando o seu dia dia.
Sucesso e Obrigada
Maria Consolata Pappacne
Oi, certamente o fato de você se perceber quanto a algumas dificuldades é significativo para que estas possam ser compreendidas e trabalhadas.
Alguns sintomas do TEA se aproximam do que foi relatado por você, então a recomendação que lhe faço é que procure um profissional de Psiquiatria, Neurologia ou Psicologia especializado em TEA para que possa ser feita uma avaliação a respeito das características e se for caso, o devido diagnóstico para que assim você possa estar iniciando um tratamento.
Não costumo trabalhar com pré diagnósticos, ainda mais sem escutar toda a história do sujeito. Porém, de acordo com a sua breve descrição, não associaria jamais a autismo inicialmente, pois várias psicopatologias possuem tais características citadas por você.
Hoje em dia, com a facilidade das pesquisas na internet, pessoas estão se autodiagnosticando, se automedicando e por aí vai. Pessoas só não se auto ajudam, pois é justamente aí que está o cerne da questão. Ajudar-se é procurar um profissional para no mínimo fazer uma avaliação, uma anamnese, para buscar saber o que está acontecendo e por que está acontecendo algumas coisas que antes passavam despercebidas e que agora faz diferença no seu dia a dia, no seu modo de agir, de pensar e de estar no mundo. Investigar o por que de estar se sentindo assim.
Ser mestrando é uma fase difícil. Compartilhar as suas dificuldades com um(a) psicólogo(a) diminuirá muito a sua ansiedade.
Olá. Teus sintomas de ansiedade e também claustrofóbicos, podem ser relacionados a um quadro de ansiedade fóbica. São traços e não um diagnóstico ok. Por tanto você se beneficiaria muito com um tratamento psicoterápico bem feito. Seu medo, ansiedade e inadequação seriam entendidos e sua vida como um todo ganharia muito com isso. Ah e esqueça o Autismo...
Atenciosamente.