Tenho 23 anos, função tiroidiana normal, foi diagnosticado anovulação após teste com progesterona,

3 respostas
Tenho 23 anos, função tiroidiana normal, foi diagnosticado anovulação após teste com progesterona, sou magra, tenho ciclos irregulares, pele oleosa, não apresento excesso de pelo, nem cistos ovarianos, ainda sim posso ter SOP?
Olá. O ovário policístico é uma síndrome endócrino-metabólica de caráter genético e hereditário. Tem critérios diagnósticos bem definidos, precisando ter 2 dos 4 critérios: 1)irregularidade menstrual, 2)sintomas androgênicos (acne, excesso de pêlos), 3)aumento dos hormônios androgênicos, 4)cistos nos ovários de padrão policístico ou aumento do volume dos ovários. Outras disfunções hormonais precisam ser descartadas como alterações da tireoide, alterações da adrenal, hiperprolactinemia.
Assim, apenas pela sua descrição não é possível confirmar ou afastar a síndrome do ovário policístico.
Como é a sua irregularidade menstrual? Tem acne?Tem medida objetiva do excesso de pêlos como o realizado pelo índice de Ferriman?Como estão os hormônios androgênicos?Você não tem cistos nos ovários. Mas qual o tamanho dos ovários?Outras alterações hormonais como hiperprolactinemia ou alterações da adrenal foram descartadas?
Para o diagnóstico, não dependemos da anovulação já que algumas mulheres ovulam.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Boa noite paciente, SOP significa síndrome dos Ovários Policísticos. O que é síndrome? Um conjunto de sinais e sintomas. OK. Você tem 2: pele oleosa, sinal de possível hiperandrogenismo, (não tem hirsutismo), e irregularidade menstrual. US dos ovários é normal pelo que entendi. Pela AES de 2006, último critério em uso, você se enquadra em hiperandrogenismo (pele oleosa?) e Disfunção menstrual (sim) ou Alteração no US (você não tem). Como causa: falha do organismo na secreção de LH/FSH. LH, insulina e IGF1 elevados, estimulam os folículos ovarianos, sem dominância, que involuem, sem ovular e produzem androgênios. Você precisa de investigação diagnóstica. Consulte seu médico!
A SOP clássica apresenta todos os sintomas que citou, porém você pode ter uma anovulação devido à alteração hormonal e não ter SOP clássica. O ideal seria que você usasse pílula anticoncepcional eaté quando queira engravidar. Pode ser que com o amadurecimento o seu organismo volte a ovular normalmente.

Especialistas

Floriza Macieira

Floriza Macieira

Ginecologista

Nova Iguaçu

Bruna Cristina Ribeiro Andrade

Bruna Cristina Ribeiro Andrade

Ginecologista

São Paulo

Desiree Barreto Bezerra Melo

Desiree Barreto Bezerra Melo

Ginecologista

São Paulo

Paula Deckers

Paula Deckers

Ginecologista

São Paulo

Nicolle Muller

Nicolle Muller

Nutricionista

Cabo Frio

Thais Cunha Biagioli Mira

Thais Cunha Biagioli Mira

Ginecologista

São Paulo

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 596 perguntas sobre Síndrome do ovário policístico - SOP
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.