tenho 23 anos e suspeito que tenho tda, qual especialista deve procurar?

9 respostas
tenho 23 anos e suspeito que tenho tda, qual especialista deve procurar?
Olá, sugiro que você busque a avaliação de um psiquiatra ou neurologista (dependendo da disponibilidade da especialidade na sua cidade) e também um psicólogo (de preferência com especialização em neuropsicologia. Um abraço

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Não há qualquer dúvida: o primeiro profissional a ser procurado deve ser um médico, de preferência clinico, neurologista ou psiquiatra.
O que não é dito, é que muitas doenças orgânicas, ou seja, do corpo, podem causar sintomas de TDAH, podendo a pessoa ser diagnosticada e tratada de forma indevida. Somente um médico experiente tem condições de excluir inicialmente estes problemas. Dentre eles cito: hiper e hipotireoidismo, hipovitaminose, insônia primária, apneia, anemias, distúrbios hepáticos e neurológicos.
Somente após esta avaliação, você deve iniciar acompanhamento com Psicologo ou neuropsicologo.
À disposição.
Existe a perspectiva de avaliação e de tratamento. Na avaliação para ter segurança no diagnostico pode buscar um neuropsicologo. Para tratamento se for certo do TDA ou TDAH, de acordo com o prejuizo nas atividades diárias e intensidade do problema pode ser indicado a medicação e para isso pode buscar com um psiquiatra e/ou neurologista. Além do psicologo para tratamento do que acontece com estratégias de desenvolvimento de habilidade de organização, planejamento e resolução de problemas. Indico terapia cognitivo comportamental. Atendo em Recife alguns casos. Desejo melhoras!!! Vamos lá enfrentar!!!
Você deve procurar um Psicólogo que realize Avaliaçao Psicodiagnóstica (esta avaliaçao pode levar de oito a doze sessoes). Diante do resultado você saberá se tem ou não o Tdah e que tratamento deverá procurar. Alguns adultos necessitam de tratamento com psicopedagogos para aprender a dar conta dos estudos ou do trabalho. Boa sorte.
Para tirar sua dúvida sobre o diagnóstico de TDA/H você pode procurar tanto um psiquiatra quanto um psicólogo. O psiquiatra poderá te receitar medicação, e o psicólogo poderá te ajudar a lidar com os sintomas e todas as emoções e sentimentos que caminham junto desta condição. Pode ser bastante sofrido dar conta das dificuldades que vem junto com essa condição descrita como TDA/H.

Procure um profissional qualificado e bem recomendado por alguém que confie.
Você pode proucar a ajuda de um neuropsicólogo para a realização de uma avaliação especifica para o TDA. Porém é importante considerar em quais contextos os sintomas aparecem. Por exemplo: se sua distração ocorre apenas em atividades desgastantes ou que você não gosta de realizar ou se a falta de atenção traz prejuízos em vários setores da sua vida (profissional e pessoal).
Procure um Neurologista e um Neuropsicólogo para o diagnóstico clínico. E posteriormente um psicólogo cognitivo comportamental. Procure seguir todo o tratamento e busque esclarecer todas as dúvidas que você tiver junto aos especialistas, pois é de suma importância que compreenda a dimensão desse transtorno e como ele interfere na vida social, afetiva e profissional.
Para sanar sua dúvida vc precisa fazer primeiramente uma avaliação com um psicopedagogo e, se for o caso, ele o indicará para um psiquiatra ou neurologista para obter o diagnóstico.
Acompanhamentos com psicopedagogos e psicólogos irão ajudá-lo. Acredite!
Procure um Neuropsicólogo, ele poderá te ajudar com essa dúvida.

Especialistas

Andressa Lehmann

Andressa Lehmann

Psicólogo

Rio de Janeiro

Rosane Silva

Rosane Silva

Psicólogo

Salvador

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Amanda Yuki Nakashima de Oliveira

Psicólogo

Taubaté

Regiane A Perli Simão

Regiane A Perli Simão

Psicólogo

Atibaia

Fabiana Gomes

Fabiana Gomes

Psicólogo

Pará de Minas

Jéssica Sartori

Jéssica Sartori

Psicólogo

Santa Luzia

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 440 perguntas sobre Transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH)
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.