Tenho 22 anos, fiz uma ecografia transvaginal e fui diagnostica com um cisto demoide no ovário direito

3 respostas
Tenho 22 anos, fiz uma ecografia transvaginal e fui diagnostica com um cisto demoide no ovário direito que mede 86x34, estou tentando engravidar e o médico mandou eu retirar o cisto por cirurgia de video, gostaria de saber se com esse tamanho é necessário retirar o ovário ou pode preservar ?
Olá. O cisto dermoide é um tumor benigno do ovário proveniente das células germinativas.
A cirurgia via melhora da dor pélvica associada ao cisto dermoide, confirmar a benignidade da lesão e evitar que o crescimento da lesão danifique ainda mais o tecido normal do seu ovário.
A cirurgia é a ooforoplastia, isto é, o cisto dermoide é retirado e o tecido normal do ovário é preservado.
No entanto, apenas no momento da cirurgia o seu médico saberá se é possível preservar o seu ovário ou se ele terá que ser retirado. O risco de retirada do ovário existe.
Quando for operar, procure um médico com experiência em laparoscopia. Essa via de acesso cirúrgico facilitará sua recuperação pós-operatória.
Converse com os eu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta o seu tratamento.

Oi,
É possível preservar o ovário, aliás este é o objetivo da cirurgia em pacientes jovens, retirando apenas a porção alterada, mas definitivamente saberemos ao momento da cirurgia. Vídeo laparoscopia é a melhor escolha!
Apesar de ser um cisto benigno , nesse tamanho de 8 cm é indicada a cirurgia com objetivo de tirar o cisto e preservar o ovário , cirurgia chamada de ooforoplastia
Pode ser realizada por videolaparoscopia mesmo com o tamanho de 8 cm