Tenho 22 anos e uso aparelho ortodôntico e tenho uma disfunção na Atm minha mandíbula é muito

5 respostas
Tenho 22 anos e uso aparelho ortodôntico e tenho uma disfunção na Atm
minha mandíbula é muito para trás e por consequência disso estou sentindo dores de cabeça e zunido no ouvido esquerdo. O MÉDICO disse que se não corrigir por aparelho será caso de cirurgia. Será que só com aparelho resolverá?
Oi, o ideal é realizarmos uma avaliação para chegarmos a um diagnóstico preciso. Como as informações passadas posso dizer que possui dois problemas correlacionados. Um é o perfil II e provavelmente uma classe II dentária ( quando os dentes de cima ficam muito para frente dos de baixo) e um distúrbio articular, muito comum nestes pacientes classe II. A ortodontia pode no máximo organizar o seus dentes, mas não irá mexer no seu perfil. E o seu problema na ATM caso já tenha causado algum dano estrutural (provavelmente já ocorreu pelo descrito) não se resolverá somente com o aparelho. Abraço.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
O correto seria você procurar um cirurgião dentista especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial . O mesmo irá te avaliar clinicamente e te proporcionará um tratamento correto . Nesses casos indicamos a cirurgia Ortognatica para corrigir essa ma oclusão esquelética que você possui , pois se sua mandíbula é para trás como você relatou , você é um paciente classe 2 e para esses paciente a cirurgia Ortognatica está totalmente indicada , não só para corrigir as bases ósseas e também melhor a sua Atm .
Olá, o quadro que você descreveu é compatível com uma deficiência do crescimento mandibular, o que pode ter contribuído para o surgimento da disfunção de ATM. A decisão por tratar esta deficiência com cirurgia ortognática deve ser considerada, uma vez que o tratamento apenas com aparelho ortodôntico somente irá mascarar o problema e não resolvê-lo. Nestes casos, o plano de tratamento deve ser elaborado em comum acordo entre Ortodontista e Cirurgião Bucomaxilofacial, com o objetivo de que ao final do tratamento você tenha encaixe adequado dos dentes, melhor estética do seu perfil facial, maior amplitude de vias aéreas, melhor posicionamento das articulações temporomandibulares e consequentemente melhor qualidade de vida.

Atenciosamente,
Dr. Daniel Novaes
Sem exame clínico fica impossível prever se os sintomas se resolverão somente com o uso de aparelho ortodôntico. É fundamental o acompanhamento clínico, e pelo que entendi vc já tem um profissional te acompanhando.
Mesmo usando o aparelho, é importante o controle dos sintomas para seu maior conforto.
Há uma informação equivocada nesta sua pergunta: a sua mandíbula ser "para trás" nada tem a ver com suas dores, problemas otológicos ou qualquer disfunção de ATM. Cuidado com indicações de cirurgia para essa "cura": você provavelmente se decepcionará com a falta de resultado.
Procure preferencialmente um Dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, o profissional mais indicado para te dar respaldo nesses sintomas;

Especialistas

Jéssica Ribeiro

Jéssica Ribeiro

Fisioterapeuta

Brasília

Keila Colussi

Keila Colussi

Fisioterapeuta

Florianópolis

Nayara Simões

Nayara Simões

Dentista

Porto Alegre

Guilherme Coelho

Guilherme Coelho

Cirurgião buco-maxilo-facial

Brasília

Felipe Afonso

Felipe Afonso

Cirurgião buco-maxilo-facial

Natal

Andrea Vieira Laercio Pontes

Andrea Vieira Laercio Pontes

Dentista

Fortaleza

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 103 perguntas sobre Transtornos Da Articulação Temporomandibular
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.