Tenho 22 anos e uso aparelho ortodôntico e tenho uma disfunção na Atm minha mandíbula é muito

5 respostas
Tenho 22 anos e uso aparelho ortodôntico e tenho uma disfunção na Atm
minha mandíbula é muito para trás e por consequência disso estou sentindo dores de cabeça e zunido no ouvido esquerdo. O MÉDICO disse que se não corrigir por aparelho será caso de cirurgia. Será que só com aparelho resolverá?
Oi, o ideal é realizarmos uma avaliação para chegarmos a um diagnóstico preciso. Como as informações passadas posso dizer que possui dois problemas correlacionados. Um é o perfil II e provavelmente uma classe II dentária ( quando os dentes de cima ficam muito para frente dos de baixo) e um distúrbio articular, muito comum nestes pacientes classe II. A ortodontia pode no máximo organizar o seus dentes, mas não irá mexer no seu perfil. E o seu problema na ATM caso já tenha causado algum dano estrutural (provavelmente já ocorreu pelo descrito) não se resolverá somente com o aparelho. Abraço.

O correto seria você procurar um cirurgião dentista especialista em Cirurgia e Traumatologia Buco Maxilo Facial . O mesmo irá te avaliar clinicamente e te proporcionará um tratamento correto . Nesses casos indicamos a cirurgia Ortognatica para corrigir essa ma oclusão esquelética que você possui , pois se sua mandíbula é para trás como você relatou , você é um paciente classe 2 e para esses paciente a cirurgia Ortognatica está totalmente indicada , não só para corrigir as bases ósseas e também melhor a sua Atm .
Olá, o quadro que você descreveu é compatível com uma deficiência do crescimento mandibular, o que pode ter contribuído para o surgimento da disfunção de ATM. A decisão por tratar esta deficiência com cirurgia ortognática deve ser considerada, uma vez que o tratamento apenas com aparelho ortodôntico somente irá mascarar o problema e não resolvê-lo. Nestes casos, o plano de tratamento deve ser elaborado em comum acordo entre Ortodontista e Cirurgião Bucomaxilofacial, com o objetivo de que ao final do tratamento você tenha encaixe adequado dos dentes, melhor estética do seu perfil facial, maior amplitude de vias aéreas, melhor posicionamento das articulações temporomandibulares e consequentemente melhor qualidade de vida.

Atenciosamente,
Dr. Daniel Novaes
Sem exame clínico fica impossível prever se os sintomas se resolverão somente com o uso de aparelho ortodôntico. É fundamental o acompanhamento clínico, e pelo que entendi vc já tem um profissional te acompanhando.
Mesmo usando o aparelho, é importante o controle dos sintomas para seu maior conforto.
Há uma informação equivocada nesta sua pergunta: a sua mandíbula ser "para trás" nada tem a ver com suas dores, problemas otológicos ou qualquer disfunção de ATM. Cuidado com indicações de cirurgia para essa "cura": você provavelmente se decepcionará com a falta de resultado.
Procure preferencialmente um Dentista especialista em DTM e Dor Orofacial, o profissional mais indicado para te dar respaldo nesses sintomas;