Tenho 22 anos e, depois de muitos anos de reflexão, decidi ha vários anos também que não serei mãe e

2 respostas
Tenho 22 anos e, depois de muitos anos de reflexão, decidi ha vários anos também que não serei mãe e também não engravidarei ou terei filho algum. Não uso mais hormônios de jeito algum, primeiro porque eu não quero e também porque me causa alterações de humor (já tenho TAB2). Também não quero usar diu novamente. O que me resta é o uso de preservativo aliado ao diafragma, todos bem utilizados. Porém, não me sinto segura apenas com esses métodos e quero ter mais uma garantia. Como não quero ter filhos ou ser mãe (caso me perguntem se vou mudar de ideia: nunca mudei e não vou mudar. Caso alguém mude de ideia, há opções de adoção, fertilização in vitro, etc. Porém, não é meu caso) desejo realizar uma forma de contracepção permanente. Como tenho menos de 25 anos, sei que não posso fazer uma laqueadura tubária. Eu poderia, mesmo com essa idade, fazer a salpingectomia (bilateral) com fins de contracepção permanente?
Olá. Pela lei do planejamento familiar n°9263 de 1996, você terá direito de fazer a laqueadura se tiver mais de 25 anos OU 2 ou mais filhos vivos, obedecidas as demais exigências da lei. Você deverá passar por avaliação de psicologia e de equipe especializada em planejamento familiar. Você deverá aguardar 2 meses entre a decisão e a realização da laqueadura. Você e seu cônjuge deverão concordar com a laqueadura e assinar um termo de consentimento livre e esclarecido
No entanto, o risco de arrependimento é maior quanto menor a idade em que é realizada. A chance de reversão é muito baixa.
Não existe método 100% eficaz, sequer a laqueadura. O risco de falha da é de 5 gravidezes a cada 1000 mulheres por ano ( risco de 0,5%). Existem métodos anticoncepcionais de longa duração com mesma eficácia que a laqueadura como o DIU hormonal, implante e DIU de cobre. O DIU de cobre é um anticoncepcional não hormonal com uma eficácia muito maior que o preservativo e o diafragma.
Lembre que o diafragma somente funciona se usado juntamente com o espermicida. O espermicida pode danificar o preservativo e você poderá engravidar.
Algumas mulheres que fazem a laqueadura evoluem com irregularidade menstrual e retornam para os métodos anticoncepcionais para controle da menstruação.
A laqueadura é um método cirúrgico de anticoncepção. Como toda cirurgia, existem os riscos relacionados a cirurgia.
Apesar de você ter direito ao planejamento familiar, essa cirurgia é eletiva e não urgente. O médico não é obrigado a realizá-la se não concordar em fazer em uma pessoa tão jovem como uma mulher de 25 anos e sem filhos.
A laqueadura é uma salpingectomia.
Se as suas trompas não tem alterações, não há a indicação de retirada ou de realizar a salpingectomia.
Converse com o seu médico. Esclareça suas dúvidas. Discuta a sua anticoncepção.

Tire todas as dúvidas durante a consulta online

Se precisar de aconselhamento de um especialista, marque uma consulta online. Você terá todas as respostas sem sair de casa.

Mostrar especialistas Como funciona?
Ainda sugiro uso de Diu Mirena ou cobre ou injeção de 3 meses e quando você completar 25 anos pode fazer a laqueadura.

Especialistas

Perguntas relacionadas

Você quer enviar sua pergunta?

Nossos especialistas responderam a 401 perguntas sobre Salpingectomia uni ou bilateral
  • A sua pergunta será publicada de forma anônima.
  • Faça uma pergunta de saúde clara, objetiva seja breve.
  • A pergunta será enviada para todos os especialistas que utilizam este site e não para um profissional de saúde específico.
  • Este serviço não substitui uma consulta com um profissional de saúde. Se tiver algum problema ou urgência, dirija-se ao seu médico/especialista ou provedor de saúde da sua região.
  • Não são permitidas perguntas sobre casos específicos, nem pedidos de segunda opinião.
  • Por uma questão de saúde, quantidades e doses de medicamentos não serão publicadas.

Este valor é muito curto. Deveria ter __LIMIT__ caracteres ou mais.


Escolha a especialidade dos profissionais que podem responder sua dúvida
Iremos utilizá-lo para o notificar sobre a resposta, que não será publicada online.
Todos os conteúdos publicados no doctoralia.com.br, principalmente perguntas e respostas na área da medicina, têm caráter meramente informativo e não devem ser, em nenhuma circunstância, considerados como substitutos de aconselhamento médico.