Tenho 21 anos. Vivo tendo pensamentos intrusivos relacionados a crimes e violência. Não sou apática

9 respostas
Tenho 21 anos. Vivo tendo pensamentos intrusivos relacionados a crimes e violência. Não sou apática e tenho consciência de que não devo praticar nada desse tipo. Mas, esses pensamentos me causam prazer, ansiedade e vontade de praticá-los, tenho medo que isso aconteça. Pode ser algum transtorno?
OLá! Procure por um Psicólogo, Psicoterapeuta Cognitivo Comportamental e Hipnoterapia. Paz e Bem!

Pode ser e pode não ser. Você pode buscar ajuda psicológica? Você já está no Doctoralia e posso supor que você já está buscando ajuda para viver melhor. Você está certa. O primeiro passo é perguntar, expor sua dúvida, que aliás a apresentou muito bem, mencionando a sua idade e opinião sobre o que você sente. Certamente qualquer psicólogo ou psiquiatra terá uma pessoa boa para trabalhar: vai direto ao ponto que a incomoda, refletir e aprofundar a questão. Hoje todo o nosso coletivo, o social, a TV, jornal, tem mostrado situações de violência, agressividade, crimes. E nós como indivíduos ficamos muito expostos a isso e cada um reage de acordo com a sensibilidade que tem. Justiça x Injustiça. Potencial x Poder. Compreensão x Incompreensão. Amor x Desamor.
Pensamentos intrusivos podem ser um sintoma de alguns transtornos, mais sabidamente Transtorno Obsessivo Compulsivo, no entanto o fato destes pensamentos lhe trazerem prazer não é característico deste, vale a avaliação psiquiátrica para um diagnóstico mais detalhado, sendo necessário avaliar comportamento e desenvolvimento da sua personalidade desde sua infância.
Não deixe de procurar ajuda médica.

Abraços,
Dr. Allan Santos
Procure um profissional experiente, o psiquiatra bem como o psicólogo e indispensável nesse momento Não hesite em procura-los o mais rápido possível.
Sim, pode ser sintomas de algum transtorno, indico procurar um Psicólogo Especialista em Psicologia Clínica para fazer uma avaliação detalhada e fazer um tratamento para lidar melhor com esses pensamentos.
Rodrigo Vasconcellos
Psicólogo Clínico
Especialista em Gestalt terapia
Olá,
A questão de identificar e nomear o transtorno me parece algo secundário. A princípio, me parece que este seu medo de que algo possa vir a ocorrer tende a trazer limitações e incertezas. E esta situação é suficiente para se dispor a buscar uma ajuda profissional.

De imediato, este primeiro contato com o profissional da área da saúde mental, pode lhe trazer determinado alívio emocional. Em paralelo, no decorrer do processo, respostas para o seu questionamento a respeito de possível transtorno mental poderá ser respondido com mais segurança e poderá haver indicação do melhor cuidado para tal.

Sigo à disposição,
Tayna Wasconcellos Damaceno
Psicóloga 06/139782
Prezada, bom dia.
Talvez seja interessante, frente ao que estas observando e sentindo, procurar um profissional de Psicologia que possa, em conjunto com você, compreender estes pensamentos e os sentimentos que eclodem destas imagens ainda não trabalhadas. Como a colega sinalizou a cima, o transtorno aparenta ser secundário frente ao que até o momento foi expressado, posto que mesmo com diagnóstico, seja necessário trabalhar como estes conteúdos estão afetando sua vida. Att.
De acordo e em complemento à explicação do Dr Allan Christiano, no transtorno obsessivo compulsivo são comuns cenas de conteúdo agressivo ou violento e pensamentos ou impulsos impróprios. Cabe procurar um psiquiatra para fazer um diagnóstico diferencial, uma vez que outros transtornos (de personalidade, por exemplo), podem apontar características parecidas. A partir de então, é provável que o psiquiatra te encaminhe para o tratamento específico com psicólogo. Abraço
Qualquer diagnóstico precoce implica em restringir muitos outros fatores que podem mascarar o real sentido do sintoma, onde muitos desejos aparecem como sonhos proibidos, isto é, em cada um de nós existem desejos afirmativos e negativos, não precisando espantar-se com algumas ideias que fogem ao controle racional . É de suma importante buscar um profissional da área de saúde mental.